Search

Presidente do PC do B aposta em polarização; Mondardo única do Sul; Berger na filiação de Requião ao PT  

CAMINHO DA ESQUERDA EM SANTA CATARINA

Em entrevista ao Programa Enfoque Político, da Post TV, o presidente do PC do B, Douglas Mattos, disse apostar que os 8 partidos da chamada Frente Democrática – PT, PC do B, PV (estes 3 federados); PSB; PDT; Solidariedade; e Rede e PSOL (estes 2 federados), estarão juntos mesmo nas eleições.

Curiosamente, esta pode ser a primeira vez que o campo da esquerda/centro esquerda se une para uma eleição. E o motivo chama-se “Jair Bolsonaro (PL)”. Mesmo com diferenças pontuais estes partidos querem fazer o enfrentamento contra a reeleição do presidente.

A fórmula para unir os diferentes é abrir as 5 vagas na chapa majoritária para os nomes que tem capilaridade: Décio Lima (PT); Dário Berger (PSB); Jorge Boeira ou Fernando Coruja (PDT); Gelson Merísio (Solidariedade); e Afrânio Boppré (PSOL) – este pré-candidato a Senado.

Na entrevista Mattos disse apostar em uma polarização semelhante ao 13 x 22 (Lula x Bolsonaro) também em Santa Catarina. Deixou a impressão que tem força entre os partidos da Frente Democrática que o PT seja cabeça de chapa para seguir a mesma polarização nacional.

 

CANDIDATURA ÚNICA DO PC DO B

Com a mudança na legislação eleitoral, os partidos poderão indicar o mesmo número de cadeiras mais um para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Como Santa Catarina tem 40 estaduais e 16 federais, os partidos (individualmente ou em federações) podem apresentar até 41 deputados federais e 17 deputados estaduais. Como está federado ao PT e ao PV, o PC do B deverá indicar apenas a vereadora Giovana Mondardo, de Criciúma, na chapa proporcional como candidata a federal.

 

BERGER NO EVENTO DE REQUIÃO

O ex-presidente Lula da Silva (PT) voltou a Curitiba/PR pela primeira vez, cidade onde ficou 580 dias preso pela “Lava Jato”, na sexta-feira (18) para filiação ao PT do ex governador e senador Roberto Requião, que deixou o MDB depois de 40 anos como filiado.

De Santa Catarina, participaram o presidente do partido Décio Lima; a ex senadora Ideli Salvatti (que fez 70 anos no dia do evento) e o senador Dário Berger (MDB), que está de “malas prontas” para se filiar ao PSB, que recebe ainda o ex governador Geraldo Alckmin, que deixou o PSDB.