Search

Maré vermelha: Saúde pede que pessoas não consumam mariscos coletados em Arroio do Silva

A Vigilância Sanitária de Santa Catarina emitiu uma nota técnica alertando para o consumo de mariscos coletados em Balneário Arroio do Silva. Conforme o documento, os alimentos foram contaminados pela chamada maré vermelha. “No meio da semana recebemos pessoas nos postos de saúde referindo náuseas, vômito, diarreia e, em comum, elas falaram que tinha consumido marisco. Há umas duas semanas atrás a gente já tinha recebido algum alerta, que na UPA de Araranguá alguém já tinha falado sobre isso”, comentou Rogério Ferreira da Costa Júnior, secretário de Saúde do município.

Amostras dos moluscos foram enviadas para o Lacen e a Secretaria de Estado da Saúde, que após análise, confirmaram a presença de uma toxina produzida por uma alga e que contamina principalmente moluscos com duas conchas. “Lançamos um alerta pedindo para a população evitar de catar o marisco da praia para consumo”, comentou Geraldo.

Segundo a nota técnica, as toxinas são produzidas por um reduzido número de espécies de microalgas e a maré vermelha ocorre apenas em condições específicas do meio ambiente.

Os sintomas de contaminação são diarreia, náuseas, vômitos, dores abdominais e até perda de sensibilidade em extremidades do corpo, podendo levar até a óbito em casos extremos.