Search

PRESIDENTE É REELEITO COM 8 VOTOS DE VANTAGEM NA CEJAMA

O resultado de uma eleição pode ser interpretado de diversas formas, em especial quando se trata de uma busca de reeleição. Quando há uma vitória muito consistente é possível auferir que a gestão ou mandato são aprovados pelos eleitores. No entanto, em caso de derrota ou mesmo de vitória apertada, é preciso avaliação do resultado. Afinal, qual a causa de uma vitória tão apertada como foi a da chapa de situação nas eleições da Cooperativa de Eletricidade de Jacinto Machado.

A chapa 1, de Adelar Machado e Serginho Possamai, venceu a chapa 2, de Doril e Renato Zanatta por apenas 8 votos de vantagem. Foram 1.170 votos contra 1.162. Se parte dos votos em branco, 5, ou dos nulo, 26, tivessem votado na chapa 2 o resultado poderia ter sido outro.

Embora que a eleição de cooperativa seja um pouco diferente de uma eleição tradicional para o Poder Executivo ou Legislativo, ela acontece na base do convencimento. As chapas apresentaram suas propostas e suas equipes/diretorias aos associados que foram às urnas neste sábado, entre 8 e 17 horas. Pouco mais de meia hora depois as 11 urnas já estavam contabilizadas e o resultado foi contabilizado pela comissão eleitoral.

Em alguns momentos a chapa 2 chegou a liderar, em 2 deles chegou a dar empate, mas ao final, na urna 4, a contagem chegou ao final com a votação com a vitória da chapa de situação. Adelar foi reeleito para mais 4 anos de mandato (2022 a 2026).

Os candidatos ao presidente da Cejama acompanharam a apuração na sala de contagem. A tensão era grande entre eles. A expectativa de vitória durou até a urna final.

Após a vitória, em entrevista coletiva Rádio Imigrantes, Jornal Volta Grande e Post TV, Adelar Machado falou de seus planos para os próximos anos.

Ele falou que a eleição terminou, que os adversários são associados e que serão chamados a participar porque a cooperativa e de todos. Disse que a eleição apertada faz com que a sua gestão trabalhe mais. Falou que irá manter sua equipe de trabalho, melhorar onde erraram, trabalhar em investimentos novos.

“Temos energia suficiente, conseguimos baixar a tarifa, estamos investindo em redes por todo o município”.

Um out door no Centro do município aponta para R$ 11 milhões em novos investimentos.

O vice eleito, Sérginho Possamai Della, que nunca tinha disputado uma eleição como candidato, estava emocionado, com o ‘coração a mil’, com a apuração voto a voto.

“Faremos uma administração compartilhada, porque todos os associados são proprietários da cooperativa. Vamos administrar para o povo”, disse à coluna.

Esta foi a eleição com a votação mais acirrada da história de mais de 50 anos da Cejama.

Na noite anterior, dia 4, aconteceu a Assembleia Geral para prestação de contas da gestão 2018-2022.

https://post.tv.br/2022/02/05/assembleia-aprova-contas-da-cejama-eleicoes-sao-neste-sabado/