Search

Qual a mochila ideal?

Confira que características observar nas peças antes de escolher a mochila que acompanhará o estudante durante o ano

Região

Na próxima semana, milhares de estudantes voltam às aulas. Mas antes disso, vem aquela fase tão aguardada por eles: a compra do material escolar, e com ele, a escolha da mochila nova.
Apesar da variedade de preços, cores e modelos, a escolha deve se basear em outro detalhe: o conforto e saúde dos alunos, que vão passar o ano carregando a mochila abarrotada de livros, cadernos e outros itens durante o ano.
Um dos primeiros pontos analisados para a escolha é o tamanho, para garantir que os eventuais materiais possam ser depositados de forma organizada. A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia recomenda que o ideal é que a criança carregue no máximo 10% do seu peso corporal, e as alças devem ser largas e acolchoadas para não machucar os ombros dos estudantes.
Para os menores, a orientação é que sejam usados os modelos com rodinhas, que facilitam o transporte e evitam sobrepeso nas costas da criança. Porém, é preciso se atentar ao tamanho da alça, para que não seja muito grande ou pequena demais.
A Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica e a American Academy of Pediatrics recomendam que a mochila adequada deve possuir as seguintes características:
Tiras largas e acolchoadas para evitar a compressão nos ombros, podendo causar dor e restringir a circulação,
Possuir duas tiras para distribuir uniformemente o peso nos ombros,
Tira lombar, que distribui o peso de uma mochila pesada mais uniformemente,
Ser o mais leve possível.