Search

SC celebra um ano do início da vacinação contra a Covid-19

O estado de Santa Catarina comemorou, nesta terça-feira, dia 18, um ano da maior Campanha de Vacinação da história, a da Covid-19. Inicialmente, 144 mil doses da vacina Coronavac chegaram ao estado e os três primeiros moradores de Santa Catarina foram vacinados com a primeira dose. “A vacina trouxe esperança e consolidou um trabalho feito a muitas mãos para enfrentarmos os desafios impostos pela pandemia. Mesmo diante de uma realidade triste e desconhecida, Santa Catarina registra os menores índices de letalidade pela Covid-19, sem abrir mão do esforço máximo na preservação da vida, do respeito ao trabalho e das decisões com base na ciência. A vacina continua sendo uma das principais estratégias de combate ao vírus. Vamos seguir fazendo a nossa parte, para juntos vencermos a pandemia o mais rápido possível”, enfatiza o governador Carlos Moisés.
“Foi um momento histórico para a saúde coletiva do Brasil, para o SUS, para o nosso Plano Nacional de Imunização. Me desloquei à São Paulo com a grande missão de trazer esperança ao nosso Estado, e com a certeza que teríamos muito trabalho pela frente”, lembra o secretário de Estado da Saúde, André Motta. “Estamos cumprimos com honra e competência a missão de vacinar à nossa população. Somos um dos Estados com o maior índice de cobertura vacinal e com menor taxa de letalidade pelo Coronavirus”, complementa.
O superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, acompanhou a chegada da primeira remessa de doses da vacina contra a Covid-19 ao estado. “Durante a primeira entrega fui tomado por um sentimento de emoção e esperança de que com o avanço da vacinação fosse possível proteger o maior número possível de pessoas. Sabia que o desafio era grande, mas tinha plena confiança nas equipes estadual, regional e municipal, e que o trabalho seria árduo, mas que seria um sucesso”, revela o superintendente.
De lá pra cá, o estado recebeu mais de 100 remessas, totalizando 13.884.218 doses de vacinas e mais de 12 milhões de doses entre primeira, segunda, dose adicional ou de reforço foram aplicadas na população. Números que mudaram a realidade da pandemia de Covid-19 no estado.
Com o avanço da Campanha de Vacinação foi possível reduzir o número de internações e óbitos em idosos durante a onda de transmissão da variante Gama nos meses de março a maio de 2021, e também na população adulta durante a onda de transmissão da variante Delta, a partir de junho de 2021. E, agora, toda a população acima de 12 anos do avanço da variante Ômicron, que apesar de ser altamente transmissível, tem tido pouco impacto na gravidade dos casos, principalmente por estar circulando em um momento em que boa parte da população já está vacinada com duas doses ou, ainda, a dose de reforço.