Search

Arco-íris: Projeto recolhe 5 toneladas de materiais nas margens do Araranguá

Na primeira edição do Projeto Arco-Íris, realizada na última semana, mais de 5 toneladas de material foi recolhido junto às margens do Rio Araranguá. Foram encontrados pneus, geladeiras, sofás, colchões, e até louças sanitárias.
Cerca de 150 voluntários participaram da ação, que iniciou pela manhã e se prolongou até o início da tarde. “Esta é a primeira edição deste evento, cujas finalidades são aumentar a conscientização das pessoas sobre a importância do meio ambiente e da água, bem como recolher estes materiais equivocadamente depositados nas margens do Rio Araranguá e orientar para que o descarte seja feito de maneira correta”, destacou o diretor geral do Samae, Jairo do Canto Costa.
Já o prefeito de Araranguá, César Cesa elogiou a beleza da região de Ilhas e do Rio Araranguá. “A impressão é que Deus pintou um quadro nesta região, que possui uma natureza ímpar e precisa de ações como esta para despertar a conscientização sobre a importância de preservar”, disse.
Já o diretor superintendente da Fama, Maureci Raul Rodrigues não escondeu sua satisfação e alegria com o sucesso do evento. “Expresso minha gratidão a todos os voluntários e apoiadores pelo intenso trabalho e dedicação deste sábado. Graças a garra, disciplina e união conseguimos recolher aproximadamente cinco toneladas de materiais maléficos ao Rio Araranguá e a mata ciliar”, afirmou.
Maureci também antecipou que o plano é realizar a segunda edição do Projeto Arco-Íris já em fevereiro de 2022.
A realização do evento esteve a cargo do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), enquanto que a Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA) e a Prefeitura de Araranguá assumiram a organização. Além disso, a ação contou com apoio de diversas entidades e cidadãos dedicados à preservação da natureza: Polícia Ambiental, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Unesc, UFSC, Educamar, Colônia de Pescadores Z-16, Pescadores de Caniço, Lena Périco, Comitê Araranguá, Afluentes do Mampituba, Leko Náutica, grupos de Canoagem, Jets Ski, Caiaques, Surf e Stand Up-Paddle.