Search

Equipes integradas fiscalizam barra do Araranguá e multam infratores

A Fama, Polícia Ambiental, e a Polícia Militar, fizeram neste domingo, dia 5, uma ação de fiscalização na Barra do Rio Araranguá e Ilhas. A região tem sido alvo de infratores ambientais.
Na operação foram realizadas 23 autuações com multas de R$5mil para cada infrator, que também sofreram penalidades com seus veículos. Através das penalidades, mesmo após a quitação do valor da multa, os proprietários não poderão vender seus veículos até que um juiz julgue o ato de infração cometido de crime ambiental. Ao fim do processo, o veículo poderá até ser destinado a alguma entidade como compensação pelo crime cometido.
A ação foi realizada devido as inúmeras denúncias de moradores que relatavam o incômodo que passavam nos finais de semana, com som alto e perturbação do sossego. Além disso, o meio ambiente sofre com acampamentos em locais irregulares, fogueiras nas dunas e depósito de lixo.
As agressões e poluição continuam com os veículos traçados cortando às dunas, outros veículos invadindo a faixa de areia, que é permitido apenas aos banhistas. Os motoristas ainda realizam manobras arriscadas como cavalo de pau, colocando em risco a vida dos banhistas, principalmente das crianças.
Fizeram parte da operação 4 homens da Polícia Militar Ambiental com duas viaturas, 2 policiais militares com uma viatura, além de representantes da Fundação Ambiental – Fama. Essas ações integradas de fiscalização das três instituições serão realizadas com mais frequência durante este verão.