Search

PTB com Bolsonaro; movimentações nas Câmaras de Sombrio e Araranguá; impasse na Segurança; e mais

PETEBISTAS SEGUEM COM O PRESIDENTE BOLSONARO

O PTB de Santa Catarina é um partido em reconstrução desde a saída do ex deputado e presidente da sigla, pastor Narcizo Parisotto, que foi ao PSC, e para onde migrou sua base na Igreja do Evangelho Quadrangular, e que tem templos espalhados por todo o Estado.

Depois disso, não conseguiu ter mais envergadura para eleger sequer prefeitos.

O trabalhistas elegeram, de um total de 214 prefeitos em 2020, mais da metade em São Paulo (51), Minas Gerais (39) e Rio Grande do Sul (31). Em Santa Catarina elegeu só vereadores (4).

Se o novo PTB conquistar os 4 deputados que estão mapeados, Kennedy Nunes (que preside a sigla e veio do PSD); Felipe Estêvão (PSL); Ana Campagnolo (PSL) e Jessé Lopes (PSL), já será um grande feito.

O chamado de articuladores de Jair Bolsonaro (sem partido) para que o PTB barriga verde fosse uma das siglas de apoio ao presidente teve a digital de Roberto Jefferson, mas os ventos mudaram de direção.

Na cadeia, Jefferson disse que apoiaria o presidente, mas que “não daria mais a vida por ele”. Esta confusão no plano nacional fez com que os neopetebistas se reunissem nesta quarta-feira (3) para avaliação do cenário. Após a reunião o PTB tirou uma nota oficial em que reafirma apoio a Bolsonaro.

Mas o partido, que ainda é muito pequeno, segue em construção.

 

RODÍZIO EM SOMBRIO

O suplente de vereador Vilmar Daminelli (PP) assumiu a vaga no Poder Legislativo do vereador Jose Eraldo “Peri” Soares (PP), afastado por motivos de saúde.

O ato de posse aconteceu nas dependências da Câmara de Vereadores de Sombrio, com a presença de Nano Freitas, ex-vereador e atual presidente do Progressistas, o vereador líder do partido Dion Elias, o presidente da Casa, Gean Albino (DEM), e o ex vereador e ex presidente do PP Daison Scheffer.

 

RODÍZIO EM ARARANGUÁ

O vereador Jorginho Pereira (PP) passou por uma cirurgia e ficará afastado 30 dias da Câmara de Vereadores de Araranguá.

O ex vereador José Paulo Roldão (PP), primeiro suplente do Progressistas, não abriu mão de sua vez para a professora Patrícia Farias, e assume a cadeira em lugar do titular.

 

JÁ SÃO 12 SUPLENTES

A primeira sessão da Câmara de Araranguá marcou a última participação de 2 suplentes: Marcos Pereira da Silva, o Mano (PSD), suplente de Samuel “Samuka” Nunes (PSD); e Daniel Bronstrup (PDT), suplente de Nelson Soares (PDT).

Por sinal, Bronstrup, em seu discurso final, em homenagem ao caudilho Leonel Brizola usou o lenço vermelho.

Até agora foram chamados 12 suplentes (5 do PP, 2 do PT, 1 do PDT, 1 do Podemos, 1 do PSD, 1 do PL e 1 do MDB.

Existe a possibilidade de o PSD levar à Câmara de Vereadores o suplente Evandro Conceição e o PDT João Abílio Pereira, Ronaldinho e Dejair.

 

METADE TITULAR

Para se ter uma ideia, na primeira sessão do mês, com três ausências, dos 15 titulares, teve apenas 12 vereadores: Jorginho (PP) se recupera de cirurgia; Jair Anastácio (PT) resfriado; e Neno Fontoura (PSD) que perdeu o sogro.

Dos 12 presentes, 8 eram vereadores titulares e 4 suplentes.

 

VOTAÇÃO SOSSEGADA

O governo de César Cesa (MDB), que tem 7 vereadores em sua base, está passando com folga seus projetos na Casa Legislativa. Foi o caso do projeto que reduzia a faixa de isenção de IPTU para pensionistas e aposentados. Uma emenda queria aumentar a área territorial para isenção e também a faixa de isenção, mas foi rejeitada por 6 x 3 e 2 abstenções. Depois, sem a emenda, o projeto de interesse do governo passou por 9 x 2 (o presidente só vota para desempatar).

 

VAI AOS BAIRROS

Em Novembro, em Araranguá, serão realizadas 3 edições do Projeto Câmara na Comunidade: em Ilhas, Sanga do Marco e Urussanguinha.

 

SEMANA DA MODA

A Câmara de Vereadores aprovou um anteprojeto de lei de autoria da vereadora Milene Garcia (MDB) que institui a Semana da Moda no calendário oficial do Município de Araranguá, para que sejam realizados cursos, palestras e seminários voltados para os profissionais e técnicos do setor de confecção, desfiles abertos ao público, shows e apresentações culturais.

 

RETIRADO DE PAUTA

Foi retirado de pauta projeto 006/2021 da vereadora Milene Garcia (MDB), por ausência de parecer jurídico da Câmara. Sem parecer jurídico, as comissões não podem dar parecer.

 

APOIO PARA SAÚDE

Nesta quinta-feira (04), às 14 horas, acontece a entrega de uma ambulância para o setor de Saúde município de Araranguá, parceria da Prefeitura com a Câmara de Vereadores.

 

PROJETO DE R$ 22 MILHÕES

Está em processo de licitação em Araranguá o projeto de revitalização e prolongamento do Calçadão Central e repaginação do Jardim Alcebíades Seara.

 

IMPASSE NA SEGURANÇA PÚBLICA

Os praças de Araranguá e região embarcaram para capital em 2 ônibus para buscar apoio para emenda que cria a linearidade no caso dos reajustes para a Segurança Pública. Passou em duas comissões, mas acabou não indo a plenário. A proposta de Jessé Lopes (PSL) é de reajuste linear de R$ 2.200,00 para todos profissionais. O governo encaminhou reposição entre 21 e 33%.

 

NO PARTIDO LIBERAL

Nos próximos dias, o assessor parlamentar João Cechinel, que atua no mandato do deputado federal Coronel Armando (PSL), deverá se filiar ao PL, do senador Jorginho Melo. O assunto foi tratado com André Fernandes, coordenador regional do Partido Liberal. Cechinel é pré-candidato a deputado estadual e deve fazer dobradinha com Igor Batista Gomes, pré-candidato a federal.