Search

SAMAE desenvolve ações que priorizam qualidade de água

Existem muitas doenças de veiculação hídrica, que podem ser causadas por bactérias, vírus ou protozoários, como por exemplo, cólera, disenterias, febre tifoide, giardíase e hepatite.

Com o objetivo de evitar que a população seja contaminada por essas doenças, o tratamento de água realizada pelo SAMAE segue rigoroso processo, englobando várias etapas. Cada um destes procedimentos auxilia na eliminação de microrganismos patogênicos, em especial a da desinfecção, onde é adicionado o cloro na água, para eliminá-los.

Laboratório

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá intensifica diversas ações com o objetivo de garantir aspectos essenciais como qualidade, quantidade, continuidade e controle operacional.

Um exemplo disso é a manutenção do laboratório que executa o monitoramento físico-químico e bacteriológico da água distribuída para a população. Por meio de coletas e análises periódicas são gerados dados que servem para relatórios encaminhados para a vigilância sanitária e também fornecidos aos clientes do SAMAE, em relatos mensais contidas nas faturas mensais.

Água de qualidade

A química do SAMAE, Fernanda Fernandes observa que, este processo atende preceitos da Portaria GM/MS Nº 888, de 4 de maio de 2021, a qual estabelece a frequência em que as amostras de água devem ser coletadas, os parâmetros e os limites permitidos, que precisam ser analisados. “O SAMAE analisa a qualidade da água desde a captação até os pontos de consumo. Além disso, os operadores de ETA fazem a cada duas horas, análises de Cloro residual, Fluoreto, pH, Cor e Turbidez. O SAMAE também realiza em seu laboratório próprio, localizado junto à Estação de Tratamento de Água III, as análises químicas sobre o controle de qualidade da água bruta e tratada.

Amostras e coletas

Fernanda também explica que, nas ETA’s são coletadas mensalmente 9 amostras de água tratada e uma de água bruta. “Com esse material de água são feitas análises de inúmeros parâmetros físico-químicos e bacteriológicos”, afirma.

 

Em todo o município são coletadas mensalmente 84 amostras de água tratada, nos pontos de consumo. Por meio de um laboratório terceirizado ocorrem ensaios analíticos de parâmetros microbiológicos e físico-químicos das águas brutas e tratadas, nos períodos mensal, trimestral e semestral.