Search

FUSÃO PSL/DEM – LUCIANO BIVAR COMANDA O UNIÃO BRASIL; MOISÉS DÁ ORDEM DE SERVIÇO PARA 108; E MAIS

Com aprovação das convenções de PSL e Democratas, fica efetivamente criada a União Brasil, com a vaga deixada pelo PRP – Partido Republicano Progressista, que foi incorporado ao Patriota 51.

Do PSL saíram os donos das 1ª e 2ª presidências, com Luciano Bivar e Antônio Rueda, enquanto o presidente do Democratas, ACM Neto, virou secretário geral do novo partido. Maria Emília Rueda (irmã de Antônio Rueda), do PSL, será a tesoureira.

O time tem outros 10 vice-presidentes, 5 indicados pelo DEM – ex senador José Agripino Maia; deputada federal Maria Auxiliadora “Dorinha” Seabre Rezende; ex ministro Mendonça Filho; Davi Alcolumbre (ex presidente do Senado); e o prefeito de Salvador Bruno Soares Reis; e 5 indicados pelo PSL – empresários Isnard de Castro e Silva Filho, José Carlos Inojosa, Rodrigo Gomes Furtado e José Geraldo Vechione, e Cristiano Bivar (filho de Luciano Bivar).

O partido é uma formação de amigos/parentes de Bivar e Rueda; com caciques políticos do antigo DEM.

Para se ter ideia da força, o partido nasce com 3 governadores, 81 federais, 7 senadores, mais de 500 prefeitos O PSL elegeu em 2018, os governadores Marcos Rocha (Roraima), Antônio Denarium (Rondônia) que foi para o PP, e Carlos Moisés (Santa Catarina), que deixou o partido. O Democratas elegeu Mauro Mendes (Mato Grosso) e Ronaldo Caiado (Goiás).

Após a fusão ser liberada pelo TSE, a debandada deve ser grande. Com esta fusão, a ala bolsonarista irá ficar sem partido e poderá buscar nova sigla.

                                                                                                   

ORDEM DE SERVIÇO PARA SC-108

O secretário de Estado da Educação, deputado estadual Luiz Fernando Vampiro (MDB), trouxe a informação ao prefeito João Batista “Gaiola” Mezzari (MDB) nesta quarta-feira (6), de que o governador Carlos Moisés (sem partido) virá a Jacinto Machado dia 21 de Outubro, para assinar a ordem de serviço para início das obras de pavimentação do trecho da SC-108 entre Jacinto Machado e Praia Grande, além de assinatura de convênio com o município.

Inegável que a obra tem aval bancada do Sul, em especial do deputado estadual Zé Milton (PP).

 

JORGINHO (PP) COM ARLINDO “LALE” ROCHA

Nesta terça-feira (5), o vereador de Araranguá e pré-candidato a deputado federal, Jorge Luiz Pereira, o Jorginho (Progressistas), se encontrou com o advogado e ex-prefeito de Maracajá, Arlindo Rocha (sem partido), para apresentar sua pré-candidatura. Estava acompanhado do colega de bancada em Araranguá, vereador Kelvin Diran (Progressistas), que é enteado do ex vice-prefeito da gestão de Lal3, Ademir Antenor de Oliveira (in memorian). Lale, que mora em Maracajá mas advoga em Criciúma, estava acompanhada do filho, o advogado Mauricio Rocha.

Jorginho trabalha para viabilizar sua candidatura à Câmara Federal e está conversando com diversas lideranças da Amrec e Amurel. Foi ouvir o ex-prefeito que terminou o mandato com alto índice de aprovação popular e que atuou na coordenação de campanhas.Lale, que foi presidente da Amesc, falou de demandas da região.

 

APOIO A MOISÉS

No final de semana, prefeitos da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí, se reuniram em Bombinhas para um jantar chamado pela deputada estadual Paulinha (sem partido). Houve a decisão de apoiar a reeleição do Governador Carlos Moisés (sem partido) pelos prefeitos de Bombinhas, de Navegantes, de Penha, de Luiz Alves, de Ilhota, de Balneário Piçarras e de Itajaí. A conferir.

 

PREFEITO, VICE E VEREADOR ABSOLVIDOS

Na ação protocolada em 30/12/20, o juiz da 42ª Zona Eleitoral analisou em sentença “que não há provas que bastem para instrumentalizar a existência de atos tendentes à prática de abuso do poder econômico”. A ação pedia a cassação de do prefeito de Turvo, Sandro Cirimbelli (PP), vice Osvaldo Fávaro (PP), e vereador Rogério Dagostin (PP). A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) proposta por Adriana Severino de Melo.

“Assim dito, mero achismo ou conjecturas frágeis não podem subjugar a vontade popular, exercida pelo voto, sem que haja motivos críveis para tanto”.

 

RODÍZIO NO PDT

O professor e mestre em história Daniel Bronstrup (PDT) tomou posse nesta terça-feira (5) como vereador e fica na Câmara de Vereadores de Araranguá por 30 dias na cadeira do vereador Nelson Soares (PDT), que cumpre acordo partidário de rodízio interno entre os suplentes.

O presidente Diego Pires (PDT) deu posse a Daniel e contou com a presença dos vereadores José Carlos da Rosa, o Neno Fontoura (PSD), e Jair Anastácio (PT).

 

PLANO PARA O PASSO

Na terça-feira (6), em seu gabinete da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Kennedy Nunes, presidente do PTB, recebeu o reitor e o vice-reitor da Udesc, Dilmar Baretta e Luiz Antônio, e os professores Adriano e Everton da ESAG, para tratar de um pedido realizado pelo PTB de Passo de Torres e da pré-candidata a deputada estadual Sissa Victor (PTB). O pedido é por uma emenda parlamentar para subsidiar a Universidade na realização de um Plano de Desenvolvimento Regional para Passo de Torres. O tema foi tratado em roteiro na Amesc pelos deputados Kennedy e Felipe Estevão.

 

CONVÊNIO COM PRESÍDIO

O diretor do Presídio Regional de Araranguá Kleber Schwartz recebeu o prefeito César Cesa (MDB), procurador geral Daniel Menezes, e o secretário de Administração, Rony da Silva, e desta conversa deve sair um convênio com o município para uso de mão-de-obra de detentos, que depende da SEAP – Secretaria de Administração Prisional do Estado. Os presos podem atuar na limpeza das vias públicas e manutenção dos prédios públicos. O prefeito Cesar visitou o terreno em que será construído um novo presídio.

 

ESPAÇO PARA SUPLENTE

Élida Silveira da Rosa, a Élida Enfermeira assumiu a cadeira de vereadora pelo Progressistas no lugar do vereador Peri Soares, afastado para se recuperar de um acidente. Peri é cotado como possível candidato a prefeito em 2024.

 

AUXÍLIO ESPORTE

Câmara de Sombrio aprova Projeto de Lei que “Institui o Programa de Apoio ao Esporte Amador”. A aprovação aconteceu na sessão de segunda-feira (4) e tem a finalidade de oferecer incentivos para o desenvolvimento do esporte, com auxílio financeiro denominado Auxílio Esporte. Com ele os atletas ou equipes esportivas amadoras do município poderão ter custeadas despesas para eventos esportivos em nível municipal, regional, estadual, nacional e até internacional.