Search

Cidades se preparam para temporada de turismo rentável

Araranguá e Balneário Gaivota focam em atrair visitantes com segurança e bom atendimento, além de uma programação especial para o fim de ano

Região

Com a diminuição nos casos ativos de Covid-19 e o avanço da vacinação, o setor turístico está com grandes expectativas para a próxima temporada de verão em Santa Catarina. Para atrair cada vez mais visitantes para a região, alguns municípios já começaram a se preparar e investir em melhorias no segmento. Em Araranguá, por exemplo, após 17 anos sem ações significativas voltadas ao turismo, o Conselho Municipal de Turismo(COMTUR) foi reativado, e com um trabalho conjunto regido pelo diretor Antenor da Silva, o município recebeu o selo Safe Travels, que identifica os destinos que adotaram protocolos globais de saúde e higiene contra o Covid-19. “Ter o Conselho de Turismo, ativo, trabalhando, e criando o Plano de ações estratégicas, nos coloca mais próximos a recolocar Araranguá no Mapa do Turismo Brasileiro, de acordo com o Programa de Regionalização do Turismo”, conta.
Otimista com a próxima temporada, a equipe da pasta está pensando já nos eventos de fim de ano e na decoração natalina da cidade. “Já está em andamento a parte de licitação de tudo que envolve a parte de iluminação e decoração da cidade para o Natal. Teremos pontos diferenciais neste ano na parte decorativa, para encantar nossa comunidade. Então, as expectativas para o turismo de Araranguá são muito boas”, comenta.
Segundo Antenor, haverão atrações do dia 2 de janeiro até 1° de março de 2022, com festivais de músicas, campeonatos esportivos turísticos, projeto Viva Verão, e Carnaval diferenciado. Porém, o trabalho da pasta não se resumirá ao verão, já que, de acordo com Antenor, o turismo precisa ser desenvolvido o ano inteiro. “Nosso turismo precisa acontecer de janeiro a janeiro, para que possamos nos destacar no circuito turístico, e voltarmos ao protagonismo de um destino turístico”, defende.

Turistas, mar e água fresca

Fernando Ferreira, responsável pela pasta do Turismo em Balneário Gaivota, também está otimista com a chegada do verão. De acordo com ele, o momento ainda é de cuidado por causa da pandemia, no entanto, o município está investindo em acolher os visitantes com qualidade e calor humano. “Nesse momento delicado de pandemia, não estamos realizando ações para atrair, e sim receber bem e de forma segura os que chegarão de forma natural. Mas os turistas que chegarão terão novidades, como a cidade mais embelezada e decorada para o Natal, área de beira mar e lagoas revitalizadas, etc”, diz.
Agraciada com um litoral atraente para quem gosta de sol e água fresca, Balneário Gaivota está se preparando, como diz Fernando, para o futuro, quando o turismo será ainda mais valorizado. “O turismo continuará sendo uma das indústrias com maior crescimento, e na Gaivota não será diferente, mas o turista virá mais exigente, independente e informado. Por isso temos que focar em padronização, bom atendimento, sinalização turística e diversidade de atrativos para que ele fique satisfeito e por mais tempo em nossa cidade”, conclui.