Search

Sombrio agenda exames represados para zerar filas

Esta é a terceira cidade a promover um mutirão de exames para diminuir a demanda e zerar as filas de espera por procedimentos

A Prefeitura de Sombrio iniciou, através da Secretaria Municipal de Saúde, um grande mutirão de agendamento de exames e consultas em busca de zerar as filas represadas e mudar seu sistema. O objetivo é que, a partir de agora, nenhum exame de competência municipal seja realizado com mais de 30 dias de seu agendamento como prazo máximo.
Foram 717 exames agendados em julho e, em agosto, 831 até a última sexta-feira, 20, com investimento de R$ 700 mil. “Sombrio fez uma captação de recursos para a realização destes exames e assim conseguiu aproximar a fila do zero. Alguns exames que deveriam ser feitos pelo estado, foram devolvidos e também conseguimos realizá-los. Não são todos, pois alguns necessitam também de tratamento e acompanhamento a longo prazo e o governo estadual ainda os mantém na sua fila de regulação. Os nossos, agora com pedido da prefeita Gislaine Cunha, não poderão passar de 30 dias de prazo máximo”, explica o secretário municipal de saúde, Rafael dos Santos Silva.
Todo pedido de exame, consulta ou procedimento em que o usuário deseje realizar via Sistema Único de Saúde (SUS) deve necessariamente ser inserido no Sistema Nacional de Regulação, sistema para posterior classificação/aprovação, ou seja, não tem nenhuma chance de furar fila, seguindo sempre por ordem de prioridade e necessidade do paciente, diagnosticada por médico.
Após o mutirão, exames de imagem como ultrassonografias, tomografias e ressonâncias, está com a lista de espera em apenas cinco dias. No estado, por exemplo, a espera chega a seis meses. Outra novidade é que o município, agora, também é responsável por agendar exame de densitometria óssea.

A importância de se manter atualizado

A Secretaria de Saúde informa que na busca ativa realizada de todos os exames, não está sendo fácil encontrar os paciente. Muitos mudaram de número de telefone e não informaram nas unidades de saúde. O número varia de 15 a 30% de falta, ocupando o lugar de quem precisa e não respondendo ligações e chamados por mensagens. “É importante a atualização do cadastro, a procura por nossas unidades, porque a partir de agora não haverá mais grandes filas. Faremos ações sempre rápidas e vamos atender a população de forma organizada, com recurso separado para estes serviços”, reforça a Prefeita Gislaine Cunha.
Sombrio, atualmente, investe no setor de exames cerca de R$ 90 mil por mês.