Search

MDB DECIDE QUE DECIDIRÁ EM 2022; PT COM FEDERAL EM ARARANGUÁ; E MUITO MAIS

MDB ADIA PRÉVIAS PARA 15 DE FEVEREIRO DE 2022

O principal fato desta segunda-feira (23) em Santa Catarina foi a reunião do MDB para definir a situação das prévias. No Hotel Castelmar, em Florianópolis, o partido escolheu entre duas opções: 15 de Dezembro deste ano ou 15 de Fevereiro de 2022.

Durante o Programa Parlatório, à noite na POST TV e no portal 4oito, enquanto o presidente deputado federal Celso Maldaner era o entrevistado, no chat, o ex govenador Eduardo Moreira definiu o que pesou na decisão do Diretório.

“A bancada estadual bancou. É a principal instância hoje. […]. Racional”, disse Moreira que ocupa cargo no BRDE, sobre a definição por aclamação de leva a decisão para 15/02.

A derrota da tese das prévias neste ano começou a se consolidar a partir da aproximação do senador Dário Berger da bancada dos 9 deputados na Assembleia Legislativa.

Celso Maldaner e Antídio Lunelli (prefeito de Jaraguá do Sul), queriam prévias agora porque era melhor para Lunelli, que teria mais tempo de visitar as bases como nome definido pelo MDB, até porque, poderia significar a antecipação da renúncia ao cargo de prefeito. Há, embora tentem negar, um acordo para apoio mútuo entre ambos.

A cartada Dário o coloca no jogo e fragiliza a posição de Lunelli, que pode ainda deixar o MDB para buscar novo projeto.

Além disso, adiar para 15/2 (era 15/3 a data sugerida), ajuda a manter viva a esperança de ter Carlos Moisés (sem partido), que é o objeto de desejo de algumas lideranças tanto do MDB quanto do Progressistas, ambos partidos da base do governador na Alesc. O governador ganha prazo para se cacifar para enfrentar um projeto de reeleição.

 

MOISÉS NO PÁREO

Mesmo com algumas críticas, Maldaner acha que o governador Moisés se recuperou. Disse que o partido dá sustentação ao governo, mas não garante vaga para 2022. O governador teria que entrar no partido e tentar se consolidar, mas sem garantias de que seria o nome do MDB. Por esta lógica, Moisés teria que entrar antes no MDB para disputar as prévias, ou em busca de ser o nome de consenso.

 

DIRETA, ‘PERO NO MUCHO’

Outra mudança é que não haverá mais eleição direta com votação dos 160 mil filiados, e sim uma eleição com votos do Diretório Estadual e dos Diretórios Municipais.

 

SUL REPRESENTADO

Entre as lideranças que participaram da reunião do Diretório do MDB de Santa Catarina, estavam o prefeito de Araranguá, César Cesa (MDB), e o ex prefeito de Turvo, Tiago Zilli, pré-candidato a deputado estadual para 2022.

 

LICITAÇÃO DA SERRA DO FAXINAL

O líder do Governo, deputado Zé Milton (PP) antecipou que está confirmado o lançamento do edital de licitação da Serra do Faxinal, nesta sexta-feira (27), durante o roteiro do Governador Carlos Moisés na Amesc. O edital será lançado para dar agilidade no processo.

“Estamos trabalhando em conjunto para que o IBAMA emita a licença ambiental (era 30/7 o prazo), enquanto tramita o processo de licitatório”, informou Zé Milton.

No roteiro estão previstos outros atos referentes à Educação e infraestrutura e uma visita às obras da quarta ponte sobre o Rio Araranguá. 

 

OBRA AGUARDADA

Moisés deve almoçar com o prefeito César Cesa (MDB). No cardápio deve estar o pedido de verbas para investir no projeto de repaginação de Araranguá, em três etapas – revitalização do Calçadão até a estação rodoviária; obras no Jardim Alcebíades Seara; e uma via gastronômica na Avenida Beira Rio, que devem custar R$ 22 milhões. Se a lógica do governo prevalecer, de beneficiar quem tem projetos, então Araranguá irá ser beneficiada.

 

PT TENTA CÂMARA NOVAMENTE

O Partido dos Trabalhadores de Araranguá poderá voltar a ter candidato a deputado federal depois de 12 anos. O último deles foi o empresário Jorge Boeira, em 2010, quando concorreu pela terceira vez pelo partido. 

Em 2002, Boeira se filiou, vindo do MDB, e foi eleito durante a onda Lula (PT) com 51.142 votos; em 2006, foi suplente mas acabou assumindo mandado na reeleição de Lula (PT) com 67.259 votos; e em 2010 foi eleito na primeira eleição de Dilma Rousseff (PT) com 84.210 votos.

Em 2011, Boeira mudou de partido, foi para o PSD pelas mãos do então governador Raimundo Colombo (PSD), onde ficou até 2013. Um dos pontos que levou à saída do deputado foi uma possível promessa de levar um campus da Udesc para Criciúma.

Em 2014, pelo PP, disputou sua quarta eleição, quando Dilma Rousseff (PT) foi reeleita, e conquistou uma das 16 cadeiras de Santa Catarina com 123.770 votos.

Ou seja, desde 2010 foi o último ano, e antes, em 1998, o PT teve como candidato a federal o falecido professor Nilson Mattos Pereira.

 

OUTRAS CANDIDATURAS DO PT

Na eleição de 2002, Boeira teve que concorrer contra o e reitor da Unesc, Edson Rodrigues. Mesmo assim outros petistas tiveram apoio na Amesc nas eleições seguintes como Carlito Merss, Luci Choinacki, Cláudio Viganatti (hoje no PSB) e o atual deputado federal Pedro Uczai.

Em 2014, foi o PT de Criciúma quem colocou José Paulo Serafim como candidato a deputado federal, com apoio do ex prefeito de Araranguá, Sandro Maciel.

José Paulo Serafim ficou suplente de deputado estadual em 1998; eleito vereador de Criciúma, em 2000; eleito deputado estadual em 2002 na onda Lula; ficou suplente de deputado estadual em 2006 e 2010. Depois foi candidato a prefeito de Criciúma em 2012; antes de encerrar a carreira em 2014.

 

BOEIRA PERTO DO PSB?

Jorge Boeira colocou ao PP sua intenção de disputar a vaga majoritária, mas o partido segue com o nomes de Joares Ponticelli e Esperidião Amin como preferenciais e em busca da montagem de chapa com no mínimo 40 nomes para estadual e 24 de federais.

Com a permanência de Dário Berger no MDB, o caminho no PSB ficou livre para Boeira tentar emplacar um projeto político de esquerda com PSB, PDT, PT, PC do B, PV e Rede.

No PP, por outro lado, a saída de Caio Tokarski do PSD para buscar espaço a federal, sinaliza a permanência de Ponticelli na Prefeitura de Tubarão.

 

PROMOÇÃO DO TURISMO

Balneário Arroio do Silva lançou um vídeo institucional e instagram na noite desta segunda-feira (23), no perfil da Secretaria de Turismo; região turística Caminhos dos Canyons.

 

REURB PARA AS PRAIAS DO LITORAL SUL

Faz parte do trabalho da equipe do Centro Tecnológico Satc um levantamento completo e detalhado sobre fauna, flora, áreas de restinga, dunas e impactos ambientais que a ocupação urbana causa. Nos últimos anos, os técnicos atuam em projetos de Regularização Fundiária Urbana (REURB). O estudo técnico ambiental é necessário para que famílias que moram em áreas irregulares, em qualquer espaço urbano ou rural, possam buscar a legalização dos terrenos.

Um dos últimos estudos envolveu moradores de uma praia no litoral sul catarinense.