Search

Araranguá divulga protocolos de atendimento do SCFV

 

O município de Araranguá divulgou uma nota comunicando como será feita a oferta de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Sistema Único de Assistência Social, durante este período de pandemia. No município, o SCFV é executado de forma direta no CRAS, ou na forma indireta através de entidades conveniadas como a APAE, CAM, Casa da Fraternidade, Associação Irmã Carmem, IFA e Casa Madre Regina.

Segundo a assessoria da administração, o CRAS conta com salas para atendimento presencial em grupo, para crianças de 6 a 10 anos, jovens de 11 a 13 anos e 14 a 16 anos e para idosos a partir dos 60 anos. Cada sala tem capacidade para receber 30 pessoas, mas devido à pandemia, o atendimento foi reduzido para 50%, assim, o CRAS iniciará o atendimento com 10 crianças por sala, sendo dividida em dois grupos de 10, totalizando 20 pessoas por turno, totalizando 80 crianças e adolescentes por semana. Isso ocorrerá, porém, apenas quando as aulas presenciais das escolas municipais iniciarem.

Os idosos, outro público atendido pelo serviço, por pertencerem ao grupo de risco, não deverão retornar às atividades presenciais até que haja uma diminuição no número de casos registrados na região e no estado. As atividades e o acompanhamento desenvolvido com este grupo serão realizados no modo remoto.

O Plano de Contingência para o funcionamento do serviço foi aprovado nesta quinta-feira, dia 25, pela Comissão Municipal.  Um acompanhamento semanal será feito para monitorar a situação através de registros diários das atividades dos serviços, e ações operacionais adotadas para manter o Plano de Contingência sempre atualizado.