Search

Sindicato cobra ações da SED em favor de ACTs

Os problemas entre a Secretaria de Estado de Educação e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina, o SINTE, que se intensificam a cada processo seletivo de professores admitidos em caráter temporário, os ACTs, continuam. 

O SINTE exigiu, na última semana, uma audiência com a SED, para apresentar todas as dificuldades encaradas pelos professores, pedindo mais transparência com a categoria. 

A reunião ocorreu entre o coordenador estadual do SINTE, Luiz Carlos Vieira, o secretário geral Sandro Luiz Fuentes e membros da Gerência de Políticas de Pessoal (GEPOP), da Gerência de Gestão de Pessoas (GEPES), e da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGP).

Entre as reclamações do sindicato está a falta de transparência na listagem geral do Cadastro da SED, além dos profissionais que ficaram fora da lista mesmo tendo prorrogado o contrato. 

Os representantes da Secretaria de Estado da Educação disseram que o relatório está sendo gerado, e admitiu que ocorreram problemas no sistema. A SED ainda garantiu que fará publicação geral, além de contatar cada candidato cadastrado, já que o processo será melhorado, nesse segundo cadastramento, que acontece nos dias 22 e 23/02. 

Sobre os que ficaram fora da lista, a resposta da SED é que esses professores não saíram da listagem, e sim puderam escolher as aulas, conforme o cadastramento que fizeram, e que poderão alterar a carga horária, após a efetivação do contrato. O critério para alteração é participar da primeira escolha, como isso já ocorreu, a alteração pode ser feita a partir daí.

O SINTE também chamou atenção para o protocolo de inscrição, erros no sistema da secretaria e solicitação de vagas.

Segundo o sindicato, professores que se sentiram lesados devem enviar e-mail diretamente à SED (act@sed.sc.gov.br). A assessoria jurídica do SINTE-SC continua acompanhando o processo.