Search

GOVERNADOR VISTA HRA E LEVA UMA LISTA DE PAUTAS DA AMESC; PSD FORA DO GOVERNO, LIDERA BLOCO EM ARARANGUÁ; E MAIS

AS PAUTAS TÉCNICAS E POLÍTICAS DE MOISÉS
O governador Carlos Moisés (PSL), entrincheirado pelo processo de impeachment iniciado na Assembleia Legislativa, resolveu sair da trincheira provocada pelo novo coronavírus e botou “o bloco na rua”.
Saiu em comitiva nesta sexta-feira (31) pelo Sul do Estado, para visitar obras, oficializar a entrega de recursos aos hospitais, anunciar recursos e também para fazer contatos políticos. E foram muitos.
No almoço em Araranguá, estavam lideranças de vários partidos, como os prefeitos de Praia Grande, Henrique Maciel (PSL), de Balneário Gaivota, Ronaldinho (PP), e os deputados aliados mais próximos, Zé Milton (PP) e Rodrigo Minotto (PDT); deputado federal Fábio Schiochet (PSL); além de liderança locais como o presidente da Câmara, Daniel Viriato (PP); presidente do PSL de Araranguá, José Felisberto Pereira, e o pré-candidato Rodrigo Turatti (PSL), que terão reunião com o governador na próxima semana na Agronômica.

 

 

DE GRÃO EM GRÃO

Também irá a capital semana que vem o prefeito Henrique, deve encaminhar a atualização da documentação da Serra do Faxinal (SC-450), para buscar recursos para o obra. Praia Grande recebeu recursos para fazer 1 km da SC-108, Praia Grande a Jacinto Machado, e Gaiola (MDB), prefeito de Jacinto Machado, havia recebido para 1 km de Jacinto Machado a Praia Grande, o que reduzirá o trecho sem asfalto de 30 para 28 km.

 

 

PORTAS FECHADAS
A reunião que aconteceu na noite de quinta-feira (31), em Araranguá, entre os partidos que poderiam formar uma chamada “frente de esquerda”, PSOL e o bloco PDT/PT/PSB, acabou afastando os partidos.
Isto porque, o pré-candidato a prefeito, Rodrigo Mattos (PSOL), já havia dito à coluna que o partido não tinha a intenção de estar numa aliança com o PDT, que tem inclinação para aproximação com partidos do campo mais ao centro ou à direita, como MDB e PP, que também inclui PRTB, PSL e PL.
Na reunião, mesmo o PSOL já tendo uma chapa prévia com os professores Rodrigo e Regy, foi dito que havia algumas possibilidades de composição: que Anísio não fosse o nome para a cabeça chapa; que poderia ser uma mulher – sugeriram Karem Suyan (PDT) a candidata a prefeita ou vice, ou que na chapa houve uma nome do grupo LGBTKIA+; ou que a chapa fosse encabeçada pelo PT.
Diante de tantas condições, o bloco PDT/PT/PSB ficou de avaliar a questão, mas que seguiria ouvindo as demais siglas.
Na reunião estavam os presidentes Felipe Damásio (PSOL), acompanhado do pré-candidato a prefeito, Rodrigo Mattos, e dos pré-candidatos a vereador Caue e Karen; pelo PDT estavam o presidente Barão Oliveira e a vice-presidente Karem Suyan; o PSB levou à mesa Tina Rosso; e o PT estava representado pelo presidente Jair Anastácio e membros do GTE, Geraldo Pessoa e Gerson Farias.
O bloco PDT/PT/PSB agenda marcada na próxima semana com o PSDB e com Republicanos.

 

PSD/PTB/CIDADANIA/REPUBLICANOS
A agenda do bloco PDT/PT/PSB na próxima semana com o Republicanos deverá sofrer uma alteração. Isto porque o grupo tem um pré-acordo para participar do bloco PSD/PTB/Republicanos/Cidadania.
“PSD, Republicanos e PTB já tem um pré-acordo de caminharem juntos! Cidadania já tínhamos um acordo e deve integrar o grupo na segunda-feira (3). Os 4 partidos vai caminhar juntos para as conversas!”, confirma o presidente Jairo Costa (PSD) de Araranguá.

 

 

O GESTO DO PSD
O partido poderia ir até o dia 15 de Agosto no governo de Mariano Mazzuco Neto (PP), em Araranguá, mas já pratica o gesto e cumpre o prometido de deixar o governo em 31 de julho.
O secretário do partido, advogado Aldryn Luciano, ficou encarregado de formalizar a saída do governo, em uma carta endereçada ao Progressistas.
Deixam os cargos Gian Carlos Soares, Secretário de Governo; Hanna Arns, esposa de Beno Martins (coordenador regional do PSD), e que ocupa cargo na Secretaria de Assistência Social;
Cristiane Rizatke, esposa de Aldryn Luciano, que coordena o Procon; e Derli Cândido Velter, que ocupa um cargo no Samae. Ela é esposa de Adércio José Velter, que havia trocado o MDB pelo PSD e que agora é PSL, onde é pré-candidato a vereador.

 

 

EMENDA JÚLIO/GREYCE
Uma verba de R$ 200 mil que irá chegar na conta da Prefeitura de Balneário Arroio do Silva até 15/8, de uma emenda impositiva do deputado estadual Júlio Garcia (PSD), verba solicitada pela vereadora Greyce Copetti (PDT), quando esta estava no PSD