Search

WEG, de Jaraguá do Sul, vai fornecer respiradores para o Ministério da Saúde

A WEG S.A informou, na tarde desta sexta-feira (29), a assinatura de contrato com o Ministério da Saúde para fornecimento de 950 ventiladores pulmonares destinados a UTI para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O contrato prevê entregas escalonadas, sendo que a primeira, contendo 200 ventiladores, será realizada ainda no mês de maio. Em junho, a companhia entregará mais 300 ventiladores e, em julho, os demais 450 aparelhos.

Segundo comunicado anunciado em 30 de março de 2020, o plano da WEG era produzir inicialmente 500 ventiladores pulmonares dedicados a UTI, quantidade então estimada em função da dificuldade da busca de componentes importados.

No entanto, a Companhia conseguiu viabilizar a aquisição de um número maior de componentes e aumentar o seu planejamento de produção, ampliando o atendimento das demandas do Governo Federal e do Estado de SC.

WEG poderá ampliar fabricação

Ao todo, a companhia vai produzir neste momento 1.450 ventiladores pulmonares. Destes, 950 serão destinados ao Governo Federal e 500 ao Governo do Estado de Santa Catarina. Se houver demanda adicional e componentes disponíveis no mercado, a WEG poderá estender a fabricação.

“Estamos trabalhando dia e noite para entregar o mais rápido possível os ventiladores pulmonares para as UTIs, contribuindo para minimizar os impactos da pandemia”, explica Manfred Peter Johann, Diretor Superintendente da WEG Automação.

Além disso, para viabilizar a produção de ventiladores pulmonares, a WEG precisou adaptar cinco fábricas para a produção de ferramentas, válvulas metálicas, componentes plásticos, gabinetes metálicos e placas eletrônicas.

Em uma operação de alta complexidade, a empresa conseguiu montar em pouco mais de 30 dias uma linha específica para a produção dos ventiladores pulmonares para UTI em Jaraguá do Sul, cidade sede da companhia.