Search

Hospital Regional de Araranguá tem primeira morte pelo novo coronavírus

HRA registra sua primeira baixa para a Covid-19. A paciente que veio a óbito tinha apenas 42 anos, professora ANA CLÁUDIA ARCENEGO, é de Sombrio, e perdeu a luta para o novo coronavírus.

A ocupação dos 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estava até a manhã de sábado (11) com 80% de sua capacidade utilizada com pacientes – CORREÇÃO: 3 por coronavírus (2 agora); 5 por demais patologias.

Após a morte de Ana Cláudia, o quadro agora é de 70% de ocupação, ou seja, 7 dos 10 leitos estão ocupados, o que mostra um quadro bastante preocupante.

A faixa etária dos internados na UTI é entre 19 e 52 anos, ou seja, sequer há pacientes idosos internados.

Antes, um paciente idoso, de Timbé do Sul, havia sido liberado curado após tratamento.

*A internação seguiu os protocolos de atendimento para pacientes com covid-19. Até porque, os pacientes com outras patologias foram retirados da UTI, conforme mostrou matéria veiculada pela POST TV e Jornal Enfoque Popular.

 

COM DADOS ATUALIZADOS:

Ana Cláudia morre depois de 13 dias internada; dos 7 internados na UTI, 2 são por coronavírus

 

QUADRO PREOCUPANTE: LEITOS QUASE TOMADOS

A recomendação do Ministério da Saúde era de que cidades que estivessem abaixo de 50% de ocupação de seus leitos de UTI, pudessem pensar em afrouxamento das políticas de isolamento ou distanciamento social. Araranguá, com 70 a 80% já não se enquadra.

Neste momento, a preocupação em Araranguá deve ser com o aumento no número de leitos de UTI, porque o quadro pode levar em breve a colapsar o sistema.