Search

Covid-19: Confira mudanças em eventos e serviços na região

O coronavírus já causa cancelamento de eventos e atividades no extremo-sul catarinense.

Em Balneário Gaivota, por exemplo, as atividades dos grupos da saúde estarão paralisadas. Segundo assessoria do município, a ação visa prevenir que o vírus circule na cidade. “A Secretaria de Saúde reforça a importância de cada um adotar as medidas preventivas: medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las”, diz em nota. Além de medidas de prevenção, a prefeitura ainda pede que os moradores procurem as unidades de saúde somente se for necessário, “tanto para evitar aglomeração quanto para priorizar os casos suspeitos”.

Já em Turvo, que teria uma semana de atividades por conta do aniversário da cidade, preferiu cancelar ou transferir as ações programadas. Dentre elas está o Circuito de Bike pelas esteadas do Interior. Segundo a coordenação do evento, o circuito deverá ser transferido para um feriado nacional, o que “deverá agradar a todos os participantes” e ajudará a evitar que haja transmissão do Covid-19. 

Outro evento cancelado foi a Feira de Arte e Sustentabilidade que estava sendo planejada para o último sábado, dia 14, em Balneário Arroio do Silva. O aviso da mudança veio pelas redes sociais e aplicativos de mensagens. O setor da Educação também sofreu mudanças.

O Instituto Federal Catarinense resolveu suspender as aulas por até 15 dias, em todos os 22 campus pelo estado, argumentando que a suspensão “faz parte das medidas de enfrentamento da proliferação do novo coronavírus”.

A Universidade Federal de Santa Catarina também decidiu por suspender as aulas. O reitor da Ufsc, Ubaldo Balthazar, ainda orientou as Direções de Unidades e os colegiados de curso a buscarem medidas estratégicas do uso de tecnologias de ensino à distância.

Ao mesmo tempo, órgãos como a Polícia Civil também adotaram medidas para evitar a proliferação do vírus. A orientação é para que a população registre boletins de ocorrência online, evitando ir às delegacias. “Com exceção dos crimes de homicídio, sequestro e estupro, os delitos podem ser registrados via online no site da Delegacia Virtual da Polícia Civil”, informa a entidade.

O Instituto Geral de Perícias também divulgou que os atendimentos ao público, a partir de agora, só serão feitos com agendamento prévio no site do órgão, para proteger os próprios usuários.

O Enfoque Popular está apurando se há outras entidades ou eventos mudando suas programações por causa do Covid-19, e informa a população assim que a situação for atualizada.

Informações: Jornal Enfoque Popular