Search

GOVERNO AUMENTA DOSE PARA COMBATER CORONAVÍRUS; ALESC E TRE TAMBÉM ADOTAM MEDIDAS

No fim da tarde desta segunda-feira, a Secretaria de Educação do Estado divulgou que foram suspensas as aulas na rede estadual de ensino por 30 dias, a contar da próxima quinta-feira, dia 18. Segundo o secretário da pasta, Natalino Uggioni, os primeiros 15 dias de suspensão serão descontados do recesso escolar de julho. 

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

 

Coronavírus em SC: Governo restringe eventos e suspende visitas nos presídios e aulas

O governador Carlos Moisés determinou novas medidas para contenção do contágio pelo coronavírus em Santa Catarina. Após uma reunião com o secretariado na noite desta segunda-feira, 16, foram estabelecidas novas regras, como a suspensão das aulas nas redes estadual e privada. Também está proibida, por 30 dias, a realização de eventos públicos e privados que reúnam mais de 200 pessoas em local aberto ou mais de 100 pessoas em ambiente fechado. O decreto será publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado na manhã desta terça-feira, 17.

“Nós estamos avançando em ações de restrição. Essas medidas são fundamentais para minimizar o impacto do contágio em Santa Catarina e assim garantir uma resposta rápida e eficiente da saúde pública e privada aos casos de coronavírus”, ressalta o governador Carlos Moisés.

 

Após o encontro, ficou estabelecido

📌 A suspensão, por 30 dias das aulas na rede estadual e privada a partir de quinta-feira, 19;
📌 Suspensão total das aulas na Udesc por 30 dias a partir desta terça-feira, 17;
📌Proibição por 30 dias de eventos privados que reúnam mais de 200 pessoas em local aberto ou mais de 100 pessoas em local fechado;
📌Proibição de qualquer evento que tenha como público-alvo pessoas acima de 60 anos pelo prazo de 30 dias;
📌Proibição de público em competições esportivas privadas;
📌Suspensão, por tempo indeterminado, do calendário esportivo realizado pela Fesporte;
📌A interdição do sistema prisional por 30 dias, com a suspensão de visitas sociais e íntimas;
📌Servidores públicos com filhos em idade escolar poderão realizar home-office;
📌Bares e restaurantes deverão dispor suas mesas com a distância mínima de 1,5 metro entre elas;
📌A higienização adequada de veículos de transporte coletivo será regulamentada por meio de uma portaria da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade.

 

Orientações à população

Durante a reunião também foram estabelecidas orientações à população em geral quanto a que medidas tomar para ajudar o Estado a conter a disseminação do coronavírus:

– Evitar que crianças e adolescentes com menos de 14 anos mantenham contato prolongado com pessoas com mais de 65 anos;
– Evitar a circulação em locais com grande aglomeração de pessoas, inclusive praias, lagos e lagoas;
– Higienização adequada de veículos de transporte coletivo, com a disponibilização de álcool em gel;
– Cidadãos com mais de 60 anos são orientados a permanecer em casa e só sair em casos de urgência.

COLETIVA DE IMPRENSA

Secretários da Saúde, Educação e Administração Prisional concedem entrevista coletiva sobre novas regras para contenção do coronavírus em SC

Os secretários Helton de Souza Zeferino (Saúde), Natalino Uggioni (Educação) e Leandro Lima (Administração Prisional e Socioeducativa) concedem entrevista coletiva nesta terça-feira, às 10h30, sobre as novas ações para conter a propagação do coronavírus em Santa Catarina. Entre as medidas, estão a suspensão das aulas na rede pública e privada, cancelamento das visitas nas unidades prisionais e restrição de eventos.

SERVIÇO
O quê: Coletiva de imprensa sobre medidas para conter propagação do coronavírus
Quando: Terça-feira, 17, 10h30min
Onde: Sede da Defesa Civil, Avenida Governador Ivo Silveira, 2320, Capoeiras, em Florianópolis

https://www.sc.gov.br/noticias/temas/coronavirus/coronavirus-em-sc-governo-restringe-eventos-e-suspende-visitas-nos-presidios-e-aulas

MEDIDA DA ALESC 

A diretora geral da Assembleia Legislativa, Maria Natel Scheffer Lorenz, baixou uma portaria que toma medidas para proteger servidores do grupo de risco,

Para combater coronavírus, TRE-SC atenderá eleitores somente por agendamento

Para enfrentar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina resolveu, a partir da próxima quarta-feira (18), atender os eleitores exclusivamente por agendamento prévio – através do site www.tre-sc.jus.br ou ligando para 0800 647 3888. Além disso, a coleta dos dados biométricos durante o atendimento está suspensa e o eleitor será informado da necessidade de, posteriormente, regularizar sua situação cadastral.

O atendimento presencial de eleitores poderá ser suspenso a qualquer momento, por orientação dos órgãos de saúde ou do TSE.

A decisão também suspende todas as reuniões que possam causar aglomeração de pessoas nas dependências da Sede e dos Cartórios Eleitorais. As sessões e audiências judiciais, porém, serão realizadas a critério dos juízes.

O TRE-SC, ainda, alerta os eleitores com sintomas relacionados ao coronavírus que não compareçam aos órgãos da Justiça Eleitoral, podendo entrar em contato pelo telefone 0800-647-3888 ou outro meio eletrônico para verificar a solução de seu problema.

As medidas foram tomadas na tarde desta segunda-feira (16), pelo presidente do Tribunal, desembargador Jaime Ramos, como resultado da reunião do Gabinete de Crise, criado especificamente para tratar da questão da doença. Novas ações podem ser anunciadas a qualquer momento, dependendo da evolução da pandemia em Santa Catarina.

Confira a Portaria P N. 46/2020