Search

SEGUNDA CPI A CAMINHO; BOLSONARO SEM FILIAÇÃO; E OUTROS PITACOS

MINHA MEMÓRIA ME TRAIU

Lembro que o deputado estadual Zé Milton Scheffer (PP), durante o evento de inauguração da revitalização da rodovia SC-483- em 2013 o 2014, que liga a comunidade de Último Rio, conversou com o governador Raimundo Colombo (PSD) sobre a SC-108, ligação de Jacinto Machado a Praia Grande.

Foi naquele evento que se descobriu que não existia projeto para esta estrada, e que ficou-se de buscar recursos para execução do projeto. O deputado até que tentou, mas o governo não tinha dinheiro e não conseguiu executar o projeto. Ficou na gaveta, onde repousava desde 2015.

Saiu da gaveta somente em 2017, quando Eduardo Moreira (MDB) foi procurado pelo deputado estadual Luiz Fernando “Vampiro” Cardoso (MDB) e pelo prefeito João Batista “Gaiola” Mezzari (MDB). Moreira usou da verba de seu gabinete para autorizar a retomada do projeto. Em 2018, quando Vampiro já era o secretário de Infraestrutura, o projeto da SC-108 ficou pronto e foi entregue ao prefeito Gaiola.]

Este reparo é para fazer justiça aos fatos. Além do mais, o governador Carlos Moisés (PSL) só liberou a verba para fazer 4 km da rodovia até Dois Irmãos porque tinha projeto pronto. São 32 km de estrada.

CPI DO GINÁSIO DE ESPORTES

A sessão desta terça-feira (19) da Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva definiu os três membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar se houve irregularidades nas obras do Ginásio de Esportes do município, que desabou.

A presidência da comissão, que tem 60 dias para concluir os trabalhos, ficou com Dionei de Souza “Moranguinho” Teixeira (PSB); relatoria de Edmilson Aguiar (PP); e como membro o Wanderlei “Lei do Mar Azul” de Souza (PSD) como membro.

A Câmara deverá contratar técnicos para uma perícia na obra.

SERÁ QUE FUNCIONA?

A sessão teve ainda a aprovação de um Projeto de Resolução do presidente da casa, vereador Everaldo Coelho Caetano (PSDB), para alteração do Regimento Interno. O Grande Expediente será de 60 minutos, com 6 minutos para cada vereador palavra livre, com inscrição de um dia de antecedência, assim como as proposições.

Os últimos bate-bocas das sessões levaram a medidas duras, como punição aos vereadores em plenário e uso da força policial em caso de desordem, uso de cronômetro para uso do tempo regimental.

CPI DOS REMÉDIOS

Uma nova CPI deve ser instalada na Câmara do Arroio, a dos remédios. Requerimento de autoria dos vereadores Sérgio Policarpo (PSDB), Márcio Macan (PP) e Dionei de Souza Teixeira (PSB) deu entrada na sessão e foi aprovada.

Ela apura denúncia de Macan, de que em 2014, na gestão do prefeito Evandro Scaini (PSD), houve a contratação de farmácia de parente do prefeito, medicamentos superfaturados, entre outras irregularidades.

HOMENAGEM NA CÂMARA

Quem recebe nesta quarta-feira (20), na Câmara de Vereadores de Araranguá, uma moção de reconhecimento pelos serviços prestados em Araranguá e região é o contador Edinho Silveira. A proposição é dos vereadores Pedro Paulo de Souza (PSD) e Jorge Luiz Pereira (MDB).

A CADEIRA 39

O advogado de Araranguá, Aulus Eduardo Teixeira, assume nesta quarta-feira (20), a cadeira 39 da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (ACALEJ). A posse acontece no Plenário Godofredo Salvador, da OAB/SC. Florianópolis. Salvador (já falecido) teve atuação destacada como advogado em Araranguá.

CAPACITAÇÃO PARA GESTÕES

Gestores públicos e empresários do Sul e do Extremo Sul catarinense estiveram reunidos nesta terça-feira (19/11), na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), no Seminário Municipal de Agentes Públicos e Políticos, iniciativa da Sala dos Municípios da Unesc, em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), por meio do Programa Qualifica.

Em pauta temas como inconstitucionalidade de leis municipais, licitações e contratos administrativos, empreendedorismo e gestão pública e as cidades do futuro.

“[…] É um momento importante e uma oportunidade de contribuirmos com os gestores e com a região toda. […] O evento de hoje está marcando o início de atividades com o foco na qualificação de agentes públicos que iremos realizar”, comentou a coordenadora da Sala dos Municípios da Unesc, Izabel de Souza.

O presidente da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), Arlindo “Lale” Rocha (Sem partido), enfatizou a importância da união dos representantes dos municípios com foco nas transformações regionais […] e a necessidade de modernização de ações e informações na gestão pública. 

ENTRE OS PALESTRANTES

O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Limeira/SP, José França Almirall; o advogado, especialista em Direito Tributário e mestre na área de Estudos Jurídicos Internacionais, Alexandre Salles Steil; a gerente de Governança e Inovação em Compras Públicas na Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina, Carla Giani da Rocha; e a arquiteta e urbanista, mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo, Jaqueline Andrade.

EM RITMO ACELERADO

Dia 26, 19 horas, a Unesc Araranguá recebe convidados para conhecerem o oNúcleo de Empreendedorismo e o Programa Mentoring.

‘PRA CHAMAR DE SEU’

Os advogados do presidente Jair Bolsonaro anunciaram nesta terça-feira (19) sua desfiliação do PSL. Ele só oficializa o que já havia anunciado, a ida para a Aliança pelo Brasil, partido que só terá bolsonaristas. O senador Flávio Bolsonaro (PSL), filho do presidente da República, deverá ser o presidente do partido.

Bolsonaro deverá ficar sem partido até que a APB seja efetivado com as 500 mil assinaturas e a criação da sigla em 9 estados.

Com isto, os bivaristas (aliados de Luciano Bivar) ficam livres para construir seu projeto. Em princípio, devem voltar a conversar com o Democratas, que hoje tem o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre.

DEFESA SANITÁRIA VEGETAL

Foi aprovado na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que define as normas para a defesa sanitária vegetal em Santa Catarina, para evitar que os produtores de maracujá, banana, maçã, frutas de caroço (entre outros) tenham a sua produção prejudicada por ocorrência de pragas que não existem no estado, e para garantir a abertura de novos mercados.

O relator do projeto é o presidente da Comissão de Agricultura deputado Zé Milton (PP). Formataram o projeto agricultores em três audiências públicas: Massaranduba, São Joaquim e Sombrio. Trata-se de um mercado com mais de 35 mil, que movimentam R$ 2,9 bilhões; que geram mais de 97 mil empregos diretos.