Search

Feira Multidisciplinar Regional acontece nesta sexta-feira

Variedade dos assuntos abordados gera expectativa de trabalhos com qualidade; evento promove interação e estimula inteligência

Acontece na próxima sexta-feira, dia 27, mais uma edição da Feira Multidisciplinar Regional, na EEB Dolvina Leite de Medeiros, no bairro Urussanguinha em Araranguá. Está será a quarta edição do evento, que reunirá projetos dos municípios de toda a Amesc. A Feira é um evento de Iniciação Científica, promovido pela Coordenadoria Regional de Educação de Araranguá, e busca estabelecer interação e troca de experiências entre estudantes, professores e comunidade. No evento haverá exposição de produções científicas e culturais desenvolvidas na escola. Serão 30 trabalhos vindos de 9 municípios, além de Araranguá.

Segundo a coordenadora regional, Rosane Castelan, os assuntos dos trabalhos serão bem variados, e é possível perceber a qualidade dos projetos pelo empenho dos envolvidos. “Teremos os trabalhos das escolas aqui de Araranguá, como ‘Reciclar e Embelezar, ‘Sustentabilidade Humana’, ‘Terrário e Ecossistema’, ‘Mata Ciliar’, e os municípios trarão também grandes projetos, como o Arroio do Silva, com o ‘Museu Afetivo’, o Ermo trazendo um trabalho de física, Jacinto Machado trazendo ‘Patologias da Adolescência’, Maracajá trabalhando ‘Inclusão Experimental’, Meleiro traz um projeto das águas, Passo de Torres trabalha aplicativos, Sombrio virá com três escolas, trabalhando matemática, terremotos e robótica, e Turvo traz também assuntos relacionados a tsunamis, gasto energético na respiração e cartografia tátil. Creio que haverá um bom nível de apresentação, o pessoal está se esmerando bastante e nós contamos com a participação do público em geral”, explica.

Segundo a equipe organizadora, a ação contempla diversas áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa escolar como instrumento de investigação científica e o fortalecimento das capacidades de criatividade, raciocínio lógico, de investigação e de crítica para analisar e articular os fatos, além de auxiliar na divulgação da Ciência e Tecnologia. 

Cada trabalho, diferenciado nas categorias Fundamental (anos finais) e Médio, será submetido a três avaliadores e analisado conforme critérios de avaliação e quesitos de julgamento estabelecidos no regulamento da mostra. Os dois premiados em cada categoria participarão da etapa estadual da Feira.