Search

PP RENOVA 60% DA EXECUTIVA;TOMÓGRAFO PARA HRA; E OUTROS PITACOS

PP RENOVA 60% DA EXECUTIVA

A nova Comissão Executiva do Partido Progressista de Turvo foi construída por acordo e terá, como foi adiantado pela coluna, o vereador Osvaldo Fávaro como presidente. Houve a renovação de 10 cargos e a permanência de 7. O deputado estadual Zé Milton Scheffer acompanhou de perto a eleição na Casa de Lazer do Idoso.

O vice-presidente é Sandro Cirimbelli, que também é o vice-presidente da Cersul, enquanto o presidente da Coopersulca, Arlindo Manenti – que disputou as eleições de 2016 contra Tiago Zilli (MDB), será o segundo vice-presidente.

Edelfo José Dal Pont é o secretário geral e a atual presidenta, Gisele Tonetto, passa a ser a secretaria. Fernanda Baesso dos Santos é a tesoureira geral e Maria do Carmo Olivo (esposa do Abel Olivo, e que em 2016 foi vice de Manenti) é a 1ª tesoureira e o contador Fábio Bardine o 2ª tesoureiro.

Como vogais do partido ficaram Samuel Cirimbelli, Valmir Castanha, Edmilson Pessi e Vânio Pietsch, e como seus suplentes Marcos Cadorin, Alvaro Simon, Patrik Favaro Nazário e Hether Themistocles Back Pinto.

O vereador Samuel Niotti é o líder da bancada na Câmara de Vereadores; as mulheres progressistas serão comandadas por Maristela Scarabelot, enquanto a juventude por Daniel Olivo Machado. Ausência registrada no novo comando do PP de Turvo é a do empresário Vanderlei Januário, o nome mais citado quando o assunto é sucessão municipal.

TOMÓGRAFO PARA HRA

Nesta sexta-feira (20), a partir das 10h 45min, o deputado federal Daniel Freitas (PSL) estará em Araranguá, no auditório do Hospital Regional de Araranguá, para entrega de verba de mais de R$ 1 milhão em recursos federais. A verba será utilizada para aquisição de um aparelho novo para tomografia. Como atualmente existe apenas um aparelho, quando este precisa de manutenção, há uma grande dificuldade para o Instituto Maria Schimidt (IMAS).

Além da verba federal, trazida por Freitas, na passagem do governador Carlos Moisés por Criciúma, Ricardo Ghellere fez outros pedidos. Em breve teremos novidades.

LITERATURA LOCAL

Na noite de quinta-feira (19), na solenidade de 10 anos do museu histórico, um araranguaense, Romeu Darós, fez o lançamento de seu livro no município. Para quem não recorda, Romeu foi ministro interino da Pesca, quando José Fritsch se afastou, ainda na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

MINISTÉRIO PÚBLICO

A pedido do MP, o ex-vereador Lourival João, o Cabo Loro (PSD), foi exonerado do cargo de diretor, que ocupava no Samae de Araranguá.O entendimento do MP é de que Cabo Loro, ao ser cassado, além de ficar sem direitos políticos por 8 anos, fica impedido de assumir cargo público – no caso comissionado.

DE ANIVERSÁRIO: 26 ANOS

O município de Ermo comemorou aniversário de 26 anos nesta quinta-feira. Administrado pelo prefeito Aldoir “Zica” Cadorin (PSD), o município teve duas gestões realizadoras em sequência, com Marcos Leone de Oliveira (hoje PSD) e agora com Zica.

Foram 15 anos de muitas realizações. O desenvolvimento do município em comparação com a primeira década da emancipação é de um período infinitamente melhor. Hoje tem indústrias, o Centro está praticamente todo pavimentado, e o interior está recebendo obras de infraestrutura. Provavelmente Zica fará o sucessor.

DE ANIVERSÁRIO: 52 ANOS

Timbé do Sul vive um momento delicado, está praticamente dependente de uma obra, a Serra da Rocinha, que é a esperança de redenção em se tratando de desenvolvimento.

O município foi bastante arrojado na gestão de Nailor Biava (DEM, PSD), recebeu uma administração com diversos problemas, mas virou a chave, se reelegeu. Nai estava se destacando como prefeito, Timbé passou a ser visto fora de suas fronteiras.

Com a cassação de Nai e seu vice, houve eleição suplementar e Eclair Coelho (MDB) teve a missão de tirar Timbé do baixo astral pós-cassação. O prefeito conseguiu, foi prefeito numa época melhor, com torneiras abertas do governo federal com Dilma Rousseff (PT) e Raimundo Colombo (PSD). Venceu as dificuldades, se reelegeu, mas não fez o sucessor. Nai e Eclair tinham o costume de usar o mês de Janeiro (época de praia) como mês de recuperação de máquinas, trabalho em meio expediente.

A população apostou as fichas em Betinho Biava (Progressistas), que alega estar passando por sérias dificuldades financeiras. Avalia até mesmo parar as máquinas já após a Festa de Aniversário do município. Dia 23, o município completa 52 anos de emancipação político-administrativa. Já teve bem mais motivos para comemorar. Betinho cogita mesmo a possibilidade de não disputar a reeleição. Se for assim, terá dificuldades de emplacar o sucessor.

MEIO AMBIENTE EM PAUTA

O coordenador da Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA), Luiz Leme, e o presidente do Conselho Ambiental do Município de Araranguá (Coama), engenheiro Jonatan Piazzoli, ciceronearam a palestrante, Alini Masson, no Auditório do IFSC.

TUDO EM FAMÍLIA

Quando o presidente Jair Bolsonaro (PSL) defendeu abertamente que seu filho, Eduardo, assumisse a embaixada nos Estados Unidos, disse com todas as letras que achava normal beneficiar os filhos. Esta pode ter sido senha para a turma da ‘nova política’ pensar em encaixar seus familiares no governo bolsonarista.

O araranguaense Juliano Jacques, ex-assessor do PSL de Tubarão, está contribuindo com a abertura de espaço a juventude. Bancou a nomeação de sua filha, Julia Jacques, no gabinete do deputado federal Fábio Schiochett, presidente estadual do PSL.