Search

Atividades embelezam cotidiano escolar em Balneário Gaivota

Contação de histórias é uma estratégia que atrai as crianças enquanto elas aprendem brincando

A leitura e a contação de histórias fazem a criança entrar no mundo da imaginação, cheio de surpresas e mistérios. Assim, ao mesmo tempo em que se diverte, a criança aprende.  As crianças na primeira infância pensam que a imitação representa a realidade, pois estão na fase do realismo imaginário, e as atividades lúdicas se tornam ainda mais interessantes. A Secretaria Municipal de Educação de Balneário Gaivota desenvolve juntamente com todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem do município um trabalho diário que preza por um ensino de qualidade, bem estar das crianças, mas acima de tudo com afetividade e respeito.

Pensando dessa forma, o CEI Eva Cabreira Gomes, que está sob a coordenação da professora Cristina de Oliveira Velho, vem desenvolvendo projetos adaptados para cada faixa etária. O Projeto ‘Contos e Encantos’, que trabalha a literatura infantil, é desenvolvido o ano inteiro, com teatros, danças, contações de histórias e músicas,  no mínimo uma vez por semana, com temas diversificados. Durante todo mês de agosto foi trabalhado temas relacionados ao folclore, com apresentação de peças teatrais da turma do jardim da professora Dersa Pires, representado pela auxiliar de ensino de educação Amáter Wilian da Silva, que tornou mágico esse momento de  contações de histórias e enriqueceu a imaginação dos pequenos aprendizes. 

Para o prefeito, Ronaldo Pereira da Silva, é essencial que a criança tenha oportunidades de vivenciar uma aprendizagem que favoreça seu desenvolvimento, por meio de práticas diferenciadas. O papel do poder público é oferecer um ambiente adequado, como o novo CEI modelo Eva Cabreira Gomes, além do suporte com capacitações aos profissionais do setor. 

O Maternal I da professora Tânia Constante Possamai e o Maternal II da professora Jessi da Rosa Turatti, e a turma de berçário da professora Eliane Pinho Roxo, adotaram para o mês de setembro, o projeto sacola da leitura, segunda etapa do projeto ‘Contos e Encantos’  que teve seu início com uma apresentação  de  teatro musical ministrado pela professora Jessi da Rosa Turatti, trazendo temas do autor Monteiro Lobato.

A cada final de semana duas crianças, caracterizadas com os personagens das histórias, levam para casa a sacola literária para compartilhar momentos  de interação entre as famílias, relatando experiências vividas entre pais e filhos, proporcionando  momentos de prazer e afetividade.

Tornar mais rico e alegre a rotina de tantas  crianças que passam mais tempo diariamente na escola do que nas suas próprias casas,  requer amor, dedicação, participação, criatividade e iniciativa de toda comunidade escolar.  Por isso, a equipe gestora agradece o carinho e a dedicação de cada um que se envolve todos os dias nas atividades diárias das escolas com as crianças.