Search

Editora Unesc: 20 anos de projeto contados em um livro

Obra com selo da Editora Unesc foi lançada em Santa Rosa de Lima 

A história das pessoas que resolveram mudar o seu destino e provocar uma verdadeira revolução no local onde nasceram e viveram seus antepassados. Desta forma o livro “Acolhida na Colônia: Um espaço de vida e encontros…”, apresenta a trajetória dos 20 anos do projeto que tem transformado a realidade das famílias das encostas da Serra Geral, com autoria de Thaise Costa Guzzatti. A obra comemorativa foi lançada pela Editora Unesc na segunda quinzena de agosto, no município de Santa Rosa de Lima, durante a celebração dos 20 anos do projeto.

A proposta de lançamento na própria cidade que sedia o projeto faz parte da estratégia da Editora Unesc de aproximar e promover localmente a obra. Para o editor-chefe da Editora Unesc, professor doutor Dimas de Oliveira Estevam, o fato de o livro trazer uma história tão rica e feita por pesquisadores externos à Unesc reforça ainda mais a marca de excelência da Editora.

Ao longo das 231 páginas, o livro resgata dados históricos, estratégias adotadas, personagens que participaram e fazem parte da iniciativa que fomentou a ideia de buscar uma nova perspectiva econômica para famílias da região, através do agroturismo.  Através de estratégias como o estabelecimento de parcerias para acesso ao crédito, para melhorias da infraestrutura básica dos municípios e das propriedades rurais e ampliação da divulgação da marca, a Acolhida da Colônia chegou a 22 municípios e 111 unidades familiares em Santa Catarina, além de iniciativas em São Paulo e Rio de Janeiro.

A obra traz um relato histórico e ao mesmo tempo é um guia sobre as práticas implementadas pela autora, que é uma das cofundadoras do projeto, atendendo a uma demanda dos próprios integrantes deste movimento. 

O livro foi dividido em cinco capítulos que revelam ao leitor todos os propósitos da jovem estudante de agronomia, que vislumbrou o agroturismo uma alternativa para o crescimento da agricultura familiar e de manter as famílias no campo. Na época Thaise realizava o Estágio de Vivência em uma Unidade Familiar de Produção (UFP), que foi seguido de atividades por meio das quais procurou dar sentido à sua formação e à sua vida. Em 1997 Thaise seguiu para a França, onde realizou estágio em “Turismo Rural”, e conheceu uma diversidade de propostas e experiências que se tornaram balizadoras para a concepção do projeto, tendo como parceria a organização Accueil Paysan.

Dali para frente, de volta ao Brasil, ela recupera o processo de aproximação com as Encostas da Serra Geral, território rural onde se daria a realização do primeiro esforço conjunto de implantação da proposta de atividade rural não agrícola, baseado na concepção da Accueil Paysan. 

Thaise narra nos cinco capítulos, como foi se envolvendo com a agricultura familiar. Inicialmente ainda como estudante, observando os contrastes econômicos vividos pelos agricultores e o impacto do trabalho árduo, muitas vezes sem o retorno esperado. Mais tarde trazendo propostas que viriam a transformar essas realidades, através de uma proposta de “tecnologia social inovadora”.

O livro apresenta as histórias de transformação de dez Unidades Familiares, os desafios e as conquistas ao longo da caminhada. Entre as muitas conquistas, além da transformação da realidade local, o projeto virou um verdadeiro case de sucesso. Em 2018 Thaise recebeu o Prêmio Nacional de Turismo de 2018, categoria profissionais do terceiro setor, pelo Ministério do Turismo. Em 2016 o projeto foi agraciado com o Troféu Beto Carrero de Excelência, na categoria empreendimento turístico.