Search

Curso de psicologia da Unesc comemora 20 anos

10° edição do evento e 5° Congresso Sul Catarinense de Psicologia Social seguem até nesta quarta-feira, dia 28, na Unesc 

O curso de Psicologia da Unesc, que comemorou exatos 20 anos de história nesta última terça-feira, dia 27, deu início oficialmente na noite desta última segunda-feira, dia 26, a 10ª Jornada Acadêmica de Psicologia e ao 5º Congresso Sul Catarinense de Psicologia Social. O evento, que já contou com atividades ao longo do dia, teve solenidade de abertura oficial realizada no Auditório Ruy Hülse. A noite foi marcada pela palestra do profissional Brigido Vizeu Camargo, que abordou o tema “As Contribuições da Psicologia Social Societária em Tempos de Crise”.

Em nome da comissão organizadora do evento, a coordenadora do grupo, acadêmica Daniela Cardoso, agradeceu o apoio de todos que prestigiaram a noite de palestra e colaboraram com a concretização do evento, planejado com carinho para que agradasse a todos. Também se mostrando emocionado ao ver o auditório lotado de alunos com grandes expectativas de aprendizado, o presidente do Centro Acadêmico do curso, Arthur Miguel Pedri Gomes, devido ao esforço e o sentimento da equipe que representa os estudantes e o planejamento ao longo dos últimos meses da programação da Jornada e do Congresso. Para a coordenadora do curso, Karin Martins Gomes, o momento é histórico, por marcar os 20 anos do curso que representa um grande orgulho para professores e acadêmicos. 

A programação dos eventos segue nesta terça-feira, dia 27, com atividades já pela manhã também no Auditório Ruy Hülse. Os interessados podem conferir no site (http://bit.ly/2zmoVWP) a agenda completa.

O palestrante da noite

Dr. Brigido Vizeu Camargo é professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; diretor associado de pesquisa por diversas vezes na Fondation Maison des Sciences de l’Homme, Paris, França; membro do Collegio del Dottorato in Scienze Sociali – Università Degli Studi di Padova, Itália; professor do Doutorado Internacional/Europeu sobre Representações Sociais e Comunicação na Universitá Degli Studi di Roma, La Sapienza, Itália e pesquisador sobre epistemologia e história da teorização sobre representações sociais.

Atividades ao longo do primeiro dia

Psicologia Transpessoal, Psicodrama e atuação do psicólogo no TEA (Transtorno do Espectro Autista) e em Pediatria Oncológica foram os primeiros temas abordados na manhã desta última segunda-feira, dia 26, nas atividades iniciais da 10ª Jornada Acadêmica de Psicologia e o 5º Congresso Sul Catarinense de Psicologia Social. Os minicursos e oficinas ocorreram em salas de aula e no Serviço de Psicologia das Clínicas Integradas da Unesc, reunindo professores, profissionais e estudantes.

O neurologista infantil do Núcleo TEA, Eduardo Borges de Medeiros iniciou o minicurso “Transtorno do Espectro do Autismo: Do diagnóstico ao tratamento” e foi seguido pelas psicólogas do Núcleo TEA, Thaís Cunha de Oliveira Kiquio e Ledijane Cristina Sachet Ghisi. Segundo Medeiros, a interação da criança autista com outras pessoas é essencial para que o tratamento possa ser realizado. 

No minicurso “Psicologia Hospitalar: Intervenções em Pediatria Oncológica”, ministrado pela professora do curso de Psicologia da Unesc, Fernanda de Souza Fernandes, os participantes puderam refletir sobre o contexto oncopediátrico e a inserção do trabalho do terapeuta nele, as dificuldades de acesso das crianças com câncer a um tratamento com psicólogo e os recursos limitados que hospitais gerais que atendem crianças com câncer têm para oferecer atendimento psicológico.

A programação da manhã de segunda-feira contou ainda com o minicurso “Mitos e Verdades sobre a Psicologia Transpessoal”, com a coordenadora do Comitê de Psicologia Transpessoal da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul, Milena Nardini Bubols e com a oficina “O Psicodrama Aplicado às Situações de Crise em Saúde Mental”, com a psicóloga do Caps II (Centro de Atenção Psicossocial) de Criciúma, Katiussa Aparecida Gambin.