Search

Pacto nacional pelo combate à violência contra as mulheres foi lançado

A deputada federal Carmen Zanotto participou do lançamento 

A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania/SC), Procuradora Adjunta da Câmara Federal, participou nesta última quarta-feira, dia 07, no Ministério Justiça e Segurança Pública (MJSP), juntamente com o ministro Sérgio Moro e demais autoridades, da cerimônia de assinatura do Pacto Nacional pela Implementação de Políticas Públicas de Prevenção e Combate à Violência contra as Mulheres. 

O ato, coordenado pelo Ministério da Justiça e assinado por dez outros órgãos, entre eles a Procuradoria e Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados, tem como objetivo promover a articulação entre diversos atores do poder público para desenvolver, de forma coordenada, ações concretas e efetivas de prevenção e combate à violência contra as mulheres.

Preocupada com o aumento no número dos casos de violência contra a mulher, a parlamentar realiza um intenso trabalho para estimular a criação de Procuradorias da Mulher em todas as câmaras municipais de Santa Catarina. Para que isso se torne realidade a deputada Carmen Zanotto articula uma ampla agenda com os representantes dos legislativos municipais.

Governo estadual lança Agosto Lilás

Levar a discussão sobre o enfrentamento da violência contra a mulher para a área rural, escolas, presídios, centros de atendimento socioeducativo, unidades de saúde e promover a conscientização em todos os municípios de Santa Catarina. Esse é o propósito da campanha Agosto Lilás, lançada pelo Governo do Estado nesta quarta-feira, dia 7, em Florianópolis. Com a presença do governador Carlos Moisés, do chefe da Casa Civil, Douglas Borba, e da secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Maria Elisa De Caro, o ato também marcou o anúncio de normativa que destina parte das vagas de empregos nas empresas terceirizadas para vítimas de violência.

Com a campanha, ações de todas as secretarias de Estado, autarquias e fundações na prevenção à violência contra a mulher ganham visibilidade. O trabalho permanece durante todo o ano, focado não apenas no atendimento à vítima, mas também no apoio para toda a família. Santa Catarina tem comemorado a queda dos principais índices de violência em 2019. Porém, enquanto os casos de roubos, furtos e homicídios diminuem, o Estado tem o desafio de enfrentar as ocorrências crescentes de feminicídios e agressão doméstica.