Search

Vacinas contra febre amarela estão passando da validade

Cerca de 100 mil doses de vacina podem vencer por falta de procura popular

A baixa procura pela vacina da febre amarela pode acarretar em prejuízo na região sul. Mais de 100 mil doses da vacina correm o risco de ser descartadas por perderem a validade. As doses estão vencendo nesta quarta-feira, dia 31 e apesar de uma boa procura a nível de estado, a meta ainda não foi alcançada. Na região sul, apenas o município de Treviso conseguiu vacinar 95% da população. Enquanto isso, em Criciúma, a maior cidade da região, os números se aproximam dos 60%. A Secretaria de Saúde estima que quase 60 mil pessoas ainda não foram imunizadas. Na região da Amesc, 73% do público alvo foi alcançado. 

A recomendação da Gerência de Saúde do Estado é que aqueles que ainda não foram vacinadas contra a febre amarela e que se enquadrem nos critérios para receber a dose, procurem qualquer posto de saúde nesta quarta-feira. É preciso levar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) ou a carteira de vacinação.

A imunização é indicada para todas as pessoas até os 59 anos. Porém, é preciso observar casos específicos, como de gestantes, lactantes com bebês de até seis meses de vida ou portadores de HIV, e casos de doenças crônicas.