Boas-vindas aos novos estudantes contaram com recepção especial da reitoria e tour pelo campus
Os novos estudantes da Unesc carimbaram nesta terça-feira, dia 30, o seu passaporte para a fantástica viagem ao mundo do conhecimento que farão na Universidade. Os calouros receberam as boas-vindas em um clima de acolhimento, música, dança, tour pelo campus e quitutes. E eles não vieram só. Trouxeram para este primeiro encontro oficial com a Unesc seus familiares. E com esta proposta, a Unesc realizará até nesta quarta-feira, dia 31, a Recepção aos Calouros do segundo semestre de 2019. No primeiro dia ocorreram as atividades com a Reitoria nos três períodos e o tour pelo campus. Já no segundo dia, quarta-feira, ocorrerão as Aulas Inaugurais dos cursos.
A cenografia montada para o evento remete à área de embarque de um aeroporto e os alunos foram recebidos por “comissários de bordo”, passaram por detector de metais e puderam subir no voo que leva ao início da viagem ao mundo do conhecimento. Durante o evento, ao alunos e familiares puderam conferir apresentações da Cia de Dança e do Musical Unesc durante as atividades no Auditório Ruy Hülse e para encerrar, após o tour pelo campus, eles foram recepcionados no hall do Bloco Administrativo pelo grupo instrumental da Universidade e receberam pipoca e picolé.
A reitora, Luciane Bisognin Ceretta, ministrou o encontro e iniciou as boas-vindas da Instituição. Ela falou das oportunidades que a Unesc oferece tanto no ensino, quanto na pesquisa e nas atividades de extensão e extracurriculares para formar profissionais de excelência e que possam fazer a diferença nos ambientes em que atuarem e na sociedade. O vice-reitor Daniel Preve, também deu as boas-vindas aos calouros, e lembrou da importância dos estudantes em estarem comprometidos com a sua formação.
Do outro continente para a Unesc
A acadêmica de Direito, Jennifer Cilene Andrade chegou na última semana no Brasil. Aos 23 anos, ela deixou a casa da família em Cabo Verde, África, para fazer o curso superior na Unesc, incentivada pelo relato da irmã mais velha, formada em Nutrição pela Universidade e pós-graduanda pela Instituição também. “A Unesc acolhe muito bem os estrangeiros e como minha irmã já estudou aqui, tive a segurança da minha escolha. Além disso, Criciúma é uma cidade tranquila para se viver”, comenta.
Sabedoria dos mais velhos
Doralina Maria Bitencourt tem 83 anos e a idade não foi um empecilho para acompanhar o neto, que é calouro de Medicina, na tarde desta terça-feira na Recepção de Calouros. “Estive 33 anos em sala de aula e me sinto muito alegre em ver meus filhos e netos estudando. Sempre quis que eles estudassem e prosperassem nas suas carreiras”, enfatizou.
Novidades chegando
Durante o evento, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, passou para os calouros algumas das novidades que a Instituição está preparando para calouros e veteranos. Uma delas é a Biblioteca Digital, com mais de 7,5 mil títulos à disposição para pesquisa em dispositivos móveis. Os usuários poderão ter acesso a possibilidades como leitura em voz alta das obras, marcadores de páginas, realces e anotações, busca dinâmica.
Outra novidade será que estudantes, professores e funcionários poderão se locomover pelo campus com o uso de bicicletas. A Universidade adquiriu 50, que estarão localizadas em quatro pontos do campus.
Além da reitora, do vice e da pró-reitora Acadêmica, os novos estudantes e familiares receberam as boas-vindas do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris; do diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus; do assessor Institucional, Edson Rodrigues; do procurador jurídico, João Carlos de Medeiros Júnior; da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; do diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo; da chefe de gabinete, Gisele Coelho Lopes; do gerente de Inovação, Evânio Nicoleit; do coordenador do Ânima, João Batanolli; do diretor de Tecnologia de Inovação, Rogério Casagrande; da coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig; da coordenadora da Secretaria Acadêmica, Lorete Tasca; do coordenador do Pame (Programa de Mediação e Acolhimento do Estudante) e da assistente social e historiadora da equipe da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas Priscila Schacht Cardozo; e também representando a Secretaria de Diversidades, Rita Guimarães.
As aulas do segundo semestre letivo de 2019 para calouros e veteranos iniciam nesta quinta-feira.