Search

Maracajá irá instalar sistema de monitoramento eletrônico

A administração municipal de Maracajá lançou nesta quarta-feira, dia 24, e agendou para quinta-feira da semana que vem, dia 1º de agosto, o edital de Pregão Presencial para contratação de empresas para instalação e manutenção de Sistema de Monitoramento Eletrônico Público/Privado em pontos estratégicos do município.

Com recursos próprios, a administração vai adquirir, na primeira etapa, 20 câmeras de vídeo de alta resolução e a empresa vencedora do Pregão Presencial vai fornecer materiais e mão de obra necessários. O valor estimado, e máximo, para o processo licitatório é de R$ 210,7 mil, que serão pagos em seis parcelas mensais.

As câmeras serão instaladas em pontos estratégicos de entrada e saída da cidade, com previsão de expansão para todos os bairros e áreas rurais, com o intuito de auxiliar na vigilância de pontos críticos, aliado a um sistema de alta resolução de imagens. Cidadãos poderão ter acesso ao sistema de forma controlada, e contribuírem no monitoramento de seu bairro, cedendo imagens de seu sistema particular.

A vencedora do processo licitatório terá prazo de 30 dias para iniciar a implantação do sistema e 90 dias para concluir os trabalhos. As imagens serão armazenadas na Prefeitura de Maracajá e pela Polícia Militar e o sistema deve ter capacidade de armazenamento de pelo menos sete dias, segundo o edital publicado nesta quarta-feira.

O prefeito Arlindo Rocha salienta que o monitoramento é um dos compromissos assumidos com a comunidade e que somente não foi implantado antes pela negativa do governo do Estado, até o ano passado, em recepcionar as imagens e fazer uso do monitoramento. Esta situação, segundo ele, mudou com a nova administração estadual.