Neste final de semana, a anfitriã será a comunidade de Santa Fé, quase na divisa com o município de Araranguá
No próximo dia 28 de julho, se celebra o Dia do Agricultor e na paróquia Santo Antônio de Pádua, de Sombrio, a data será comemorada com festa, bênçãos e partilha. A programação reúne fé, gratidão e homenagens, e percorrerá diversas comunidades.
Neste domingo, a anfitriã será a comunidade de Santa Fé, quase na divisa com o município de Araranguá. A missa começará às 15 horas, com carreata, desfile de tratores, bênção das máquinas e dos agricultores, e um belo café colonial, do tipo que só se vê nas casas do interior e ofertado pelos próprios participantes do evento.
Segundo o responsável pela paróquia, padre Antônio Mendes, a festa é uma prática antiga para reconhecer o trabalho do homem do campo, além de ser um modo de agradecer pelos frutos da terra. “Também é um jeito de pedir pelas colheitas. Para que haja alimento, é preciso ter o trabalhador. Para resgatar essa prática do passado, retomamos isso em pequenas comunidades”, explica.
No último domingo, a celebração foi na localidade de Figueirinha, em Balneário Gaivota, reunindo também outras comunidades. Já a festa deste fim de semana, reunirá um público considerável dos bairros Santa Fé, São Francisco, Guarita, São Pedro e Santa Gertrudes. “A missa tem o objetivo de agradecer a Deus o dom da vida, da terra, o trabalhador do campo, sua família, com bênção das máquinas e partilha”, comenta o religioso. O padre ainda reforça o convite, ressaltando que a ideia é comemorar com fé e esperança nas próximas safras. “A programação é simples, que envolve as comunidades, e nós queremos que todos se sintam convidados a participar desse momento especial, que é a missa, com bênção das máquinas, bênção dos trabalhadores, bênção das sementes”, pontua.
A comunidade de Anita Garibaldi, juntamente das localidades de Rio Novo, Rua Nova e comunidades próximas, sediará uma terceira edição da festa, no dia 28 de julho. “Nessas festas, pedimos que as colheitas sejam abundantes, com as bênçãos de Deus, já que existem muitas intempéries. Estaremos homenageando os agricultores e suas famílias”, conclui.