Search

Secretário estadual de educação visita a região

Uggione aproveitou a visita para conhecer demandas de perto e prometeu respostas e celeridade

“O que garantimos é celeridade para que as demandas sejam atendidos no menor espaço de tempo”. As palavras indicam otimismo e confiança, e foram ditas pelo secretário estadual de Educação de Santa Catarina, Natalino Uggione, em sua visita à região nesta terça-feira, dia 11. Conhecendo escolas e professores, o secretário falou abertamente sobre as demandas existentes na região, e que, segundo ele, são bastante cobradas a cada vez que alguém da pasta vem ao extremo-sul. “É uma pauta permanente, e a cada vez que viemos aqui, ouvimos pedidos dos gestores, como reformas e laboratórios de tecnologia. Já temos pedidos daqui em andamento, e das 1073 escolas do estado, 465 estão com algum tipo de reforma ou em processo de contratação”, disse. Ele ainda comentou que tem como princípio não deixar qualquer pedido sem resposta. “A equipe técnica responsável está lá para dar essas respostas e permitir que o secretário adjunto faça uma rodada e possamos atingir todos os pleitos”, completou.

Sobre a constante pauta levantada pelos profissionais de Educação, valorização e qualificação, Uggione relatou que há medidas que devem ser aplicadas neste sentido, buscando formar novos professores e capacitar os que já estão atuando. “Para os nossos professores e responsáveis, temos um olhar carinhoso e queremos trabalhar com meritocracia, valorizar quem faz mais. Isso está no plano de gestão e queremos anunciar em breve algumas medidas no sentido de valorizar nossos profissionais”, ressaltou.

O secretário também comentou sobre a forma de trabalho adotado na pasta, que ‘herdou’ alguns planos da gestão passada e avalia quais devem ou não continuar. Para ele, é preciso agir com números e resultados. “O mundo da educação tem vida própria e nós estamos fazendo essa gestão mais técnica, com indicadores e processos, envolvendo a todos”, declarou.

Uggione, que ainda assistiu a uma apresentação de dança e falou com jornalistas na Gerência Regional de Educação de Araranguá, se disse feliz em visitar a região, e que, com o envolvimento de diferentes gestores, pretende promover uma educação de qualidade a todos os catarinenses. “Queremos conclamar a participação de todos no entorno de nossas escolas, para que promovamos esse ambiente acolhedor, agradável, onde os alunos se sintam bem, os pais participem, e assim possamos entregar uma educação de qualidade em Santa Catarina”, comentou.

Foto: Gislaine Fontoura