Search

CORPO DE CHIQUINHO AINDA ESTÁ EM LISBOA

Francisco Crespo Viegas, o Chiquinho, como era conhecido, nasceu em Alegrete/RS, dia 18/12/1945, no final do 1º período do governo de Getúlio Vargas.

Estou Medicina, era ginecologista e obstetra, veio para Santa Catarina em 1973. Ali chegou a ser vereador pelo PMDB.

Em 1978, Chiquinho veio para Araranguá, se estabeleceu e não saiu mais. Tinha duas paixões vermelhas: o Internacional e o PMDB. Chegou a ser candidato a vereador no município, mas não se elegeu.

Ele chegou a Araranguá junto com dois outros médicos já falecidos, Edgar Serrano e Luiz Gallo Serrano.

Era aposentado do Estado de Santa Catarina, mas mesmo com 73 anos de idade, ainda atendia em seu consultório, como perito da Unimed e nas renovações das carteiras de habilitação (atendida por um consórcio de médicos).

Chiquinho estava com a namorada na manhã desta quarta-feira (8), em Portugal, onde faziam uma viagem de 10 dias. Hoje, no último dia, sofreu um infarto fulminante. Pediu ajuda, mas não deu tempo.

De acordo com o filho, Eduardo, seu pai já havia sofrido um infarto há 14 anos e teve que fazer uma ‘ponte de safena’. Estava reclamando há 2 dias de uma dor no peito, mas, como era médico, por ironia do destino, preferiu não procurar um médico. Pensou que fosse apenas cansaço da viagem.

Agora, a namorada está acompanhando todo o trâmite junto ao consulado para fazer o translado. O advogado José Roberto Ostetto, que tem um escritório em Portugal, auxiliou, pediu apoio de um amigo lá em terras lusitanas.

A família aguarda agora que o órgão português equivalente ao nosso Instituto Médico Legal (IML) faça a necropsia, para liberar o atestado de óbito.

O corpo será embalsamado e transladado para o Brasil para os funerais, que acontecerão na Loja Maçônica General Bento Gonçalves, ainda sem data e hora definidos.