Search

MINEIRO COM MOISÉS EM BRASÍLIA;  TURVO FARÁ O ‘FÓRUM DO AMANHÃ; INTERVENÇÃO NO PSB ESTÁ SUSPENSA;

CORPO DE CHIQUINHO AINDA ESTÁ EM LISBOA

Francisco Crespo Viegas, o Chiquinho, como era conhecido, nasceu em Alegrete/RS, dia 18/12/1945, no final do 1º período do governo de Getúlio Vargas.

Estou Medicina na UFRGS/RS, era ginecologista e obstetra, veio para Santa Catarina em 1973. Ali chegou a ser vereador pelo PMDB.

Em 1978, Chiquinho veio para Araranguá, se estabeleceu e não saiu mais. Tinha duas paixões vermelhas: o Internacional e o PMDB. Chegou a ser candidato a vereador no município, em 2004, mas não se elegeu.

Ele chegou a Araranguá junto com dois outros médicos já falecidos, Edgar Serrano e Luiz Gallo Serrano.

Era aposentado do Estado de Santa Catarina, mas mesmo com 73 anos de idade, ainda atendia em seu consultório, como perito da Unimed e nas renovações das carteiras de habilitação (atendida por um consórcio de médicos).

Chiquinho estava com a namorada na manhã desta quarta-feira (8), em Portugal, onde faziam uma viagem de 10 dias. Hoje, no último dia, sofreu um infarto fulminante. Pediu ajuda, mas não deu tempo.

De acordo com o filho, Eduardo, seu pai já havia sofrido um infarto há 14 anos e teve que fazer uma ‘ponte de safena’. Estava reclamando há 2 dias de uma dor no peito, mas, como era médico, por ironia do destino, preferiu não procurar um médico. Pensou que fosse apenas cansaço da viagem.

Agora, a namorada está acompanhando todo o trâmite junto ao consulado para fazer o translado. O advogado José Roberto Ostetto, que tem um escritório em Portugal, auxiliou, pediu apoio de um amigo lá em terras lusitanas.

A família aguarda agora que o órgão português equivalente ao nosso Instituto Médico Legal (IML) faça a necropsia, para liberar o atestado de óbito.

O corpo será embalsamado e transladado para o Brasil para os funerais, que acontecerão na Loja Maçônica General Bento Gonçalves, ainda sem data e hora definidos.

 

TURVO FARÁ O ‘FÓRUM DO AMANHÃ’

Caberá ao prefeito de Turvo, Tiago Zilli (MDB), a missão de capitanear este evento da Unesc dia 13 de junho em parceria com a Rádio Som Maior, aos moldes do que aconteceu em Criciúma em 2018.

O fato de o município ter o Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi foi decisivo. Afora Santa Rosa do Sul, que tem seu Parque de Eventos, os demais municípios teriam dificuldades de ajustar um local para fazer o evento. Tem pouco mais de um mês.

No lançamento do UNESC Virtual em Araranguá, a reitora Luciane Ceretta fez ‘uma tabelinha’ com o presidente da Amesc, Arlindo “Lale” Rocha (PSDB), que referendou a realização do evento em Turvo.

O prefeito Zilli já havia oferecido o município. Agora, que foi fechado, é correr e organizar o evento que irá tratar das demandas de todo o Extremo Sul catarinense.

ENCONTRO NO HOTEL

O prefeito de Balneário do Arroio do Silva, Mineiro (PSD), encontrou-se com o governador Carlos Moisés (PSL) em Brasília. O selfie foi parar no Instagram do governador.

Enquanto o prefeito, acompanhado da vereadora Greyce Copetti (PSD) e do Procurador Jurídico Anderson da Silveira, e da secretária de Assistência Social, Avanei Vieira, está batendo portas em busca de verbas (como o Centro de Multiuso), o governador estava em busca de solução para as dívidas de Santa Catarina com a União.

PSB EM EBULIÇÃO

Em pedido de liminar assinada por Ronaldo Brito Freire e Carlos Augusto Harger, a Comisssão Executiva do PSB de Santa Catarina recorreu da decisão da Executiva nacional, que fez uma intervenção e elegeu nova Executiva para o Estado, de lideranças mais alinhadas com o desejo nacional de se aliar com a esquerda em oposição ao governo de Jair Bolsonaro (PSL).

A juíza Gabriela Jardon Guimarães de Farias, da 6ª Vara Cível de Brasília, acolheu os argumentos da defesa para garantir a permanência do comando destituído até o julgamento do mérito.

O fato é que o mandato dos deputados estaduais Bruno Souza e Nazareno Martins – que se desfiliaram da sigla, em comum acordo com a Executiva destituída, volta ao estado inicial.

A magistrada entendeu que o PSB Nacional não cumpriu as regras do Estatuto para salvaguardar a decisão.

ELETROSUL

O deputado Hélio Costa (Republicanos) defendeu em plenário nesta quarta-feira (08) a manutenção da autonomia da Eletrosul, que poderá ser incorporada pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) de Candiota, no Rio Grande do Sul.

Para o parlamentar, a empresa, situada há 50 anos no Estado, deverá ser a protagonista do sistema elétrico no Sul do Brasil devido ao saldo positivo da gestão em cinco décadas.

E OS PEDÁGIOS?

A ANTT divulgou os relatórios pós audiência pública nº 13/2018 para colher sugestões e contribuições às minutas de Edital e Contrato, ao Programa de Exploração da Rodovia e aos Estudos de Viabilidade, para concessão da BR-101/SC, no trecho entre Paulo Lopes/SC (km 244+680) e São João do Sul/SC, divisa com o estado do RS (km 465+100).

A boa notícia é que não deve sair os tais pedágios na região.

CÂMARAS DE SEGURANÇA

Foi aprovado na sessão da Câmara de Vereadores o projeto de lei para implantação de 10 câmeras de monitoramento no município. 

Uma empresa de Turvo, que tem tecnologia para operar este modelo, irá realizar a implantação para fazer os testes.

 Iniciativa é do Fórum de Segurança, idealizado pelo ex vereador Kila Ghellere (PSB), e que completou 3 anos agora em Abril.

NOTÍCIAS FINAIS

  • O ex-presidente da Alesc, Silvio Dreveck (Progressistas), volta a ser deputado após licença de Altair Silva (Progressistas);
  • Nesta quarta-feira (8), o prefeito de Morro Grande, Valdo Rocha (PSD), já se recuperava da cirurgia da coluna. Até levantou da cama do hospital;
  • TRF-4, o que confirmou a prisão de Lula (PT), decide que Michel Temer (MDB) e Coronel Lima tem que voltar para a cadeia.