Search

OS GENROS DE JORGE BOEIRA; LIMINAR MANTEM VEREADORES DE SOMBRIO; e outros pitacos

Coluna atualuzada dia 09.05, às 8h 30

OS GENROS DO BOEIRA

Dois empresários podem entrar na lista dos interessados em participar da chapa majoritária nas eleições de 2020. O que eles tem em comum: são genros do ex deputado federal Jorge Boeira (Progressistas).

Guilherme May Franklin está há mais tempo na lide política, foi filiado ao PPS, partido que deixou para ingressar no Progressistas.

O outro genro é Maurício Bon, que acabou de coordenar, junto com a esposa, a festa da padroeira de Araranguá. Ambos frequentaram o PP jovem.

Como a coluna já havia antecipado, há um grupo de empresários da cidade que está estimulando a participação de Maurício, que ao coordenar por quase 1 ano a festa, se tornou muito mais conhecido da comunidade católica. Ele não tem experiência na política, se entrar, é na condição de out sider, assim como o advogado Ricardo Ghellere (PSL), que vem sendo citado em enquetes eleitorais como possível candidato a prefeito.

 

SEGUEM NOS CARGOS

O escritório do advogado Pierre Vanderlinde conseguimos a concessão de efeito suspensivo, e o vereador Fabiano Pinho (PSDB) – ex presidente da Câmara de Sombrio, permanece no cargo até que o caso seja analisado pelo TSE.

Contra Pinho pesa a mesma denúncia que cassou outros 5 vereadores da base do prefeito Zênio Cardoso (MDB). Eles teriam forjado candidaturas de mulheres apenas para cumprir a cota de 30% obrigatória.

Também foram cassados em novembro de 2018, mas permanecem no cargo, os vereadores Adenir Duarte – Janguinha (MDB), Agenor Colares Gomes – Nego (MDB), Edson Martins da Rosa – Som da Garuva (MDB); e Carlos Roberto Gomes (MDB) e Daniel Bitencourt Cardoso (PSB).

 

TEM QUE IMPULSIONAR

O Programa Empreender, da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), coordenado pela Consultora Regional Mariane Bergmann, é o ponto de partida para estimular as entidades da Amesc a manter um núcleo para identificar as necessidades em comum da região e buscar soluções com projetos.

A ideia é ter pelo menos 8 representantes de associações empresariais para tratar de temas comuns, como vocação econômica. A ideia foi debatida nesta segunda-feira (6), na Aciva.

Araranguá, entre outros municípios da Amesc, precisam que as entidades tenham de fato força, para ajudá-los a mudar sua história, sair do marasmo atual. Já que a Administração não tem este perfil, que sejam os empresários a fazer esta engrenagem girar.

 

PRB AGORA É REPUBLICANOS

A Convenção Nacional aprovou hoje a mudança do nome de PRB para Republicanos, além de apresentação do novos manifesto, programa e estatuto.

“Com isso, nossa essência conservadora nos costumes e liberal na economia, que sempre esteve presente desde nossa fundação, em 2005, estão agora no nosso documento oficial”, disse o agora presidente reeleito Marcos Pereira, para um mandato de 2019 a 2022.

De acordo com informações que a coluna teve acesso, a novo logo foi apenas apresentada, mas ainda não pode ser utilizada, tem que aguardar os trâmites legais. O leitor da coluna terá acesso a esta apresentação.

De acordo com Helen Assumpção, da coordenação nacional da Comunicação PRB, a Executiva Nacional sinalizará o momento, quando igualmente divulgará o Manual da Marca com todas as orientações de aplicações e uso.

MDB EM TRANSFORMAÇÃO

O MDB não quer mais ser coadjuvante nas eleições, como aconteceu nas eleições de 2018, em que ficou fora do segundo turno para o Governo do Estado. Para que isto aconteça, as lideranças estão se organizando.

Nesta segunda-feira (6), em Águas Mornas, houve reunião do MDB Mulher, com a presença de prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e pré-candidatas para 2020.

O encontro teve presença do presidente estadual Mauro Mariani, ex-governador Casildo Maldaner, senador Dário Berger, deputados federais Carlos Chiodini e Celso Maldaner, deputada estadual Ada de Luca, mias as presidentes do MDB Mulher Nacional, Fatma Palaes, e estadual Dirce Heidecheridert.

Apesar da relevância do movimento, é preciso conferir se o partido sai sem arranhões na disputa pela presidência entre o senador Dário Berger e o deputado Celso Maldaner. Enquanto Berger faz o velho caminho do “de cima para baixo”, Maldaner vai às bases e conquista apoio dos delegados.

Entre as mulheres, no encontro estava Rosa Nagel, representante do partido em Araranguá.

BANHA SEGUE VEREADOR

O vereador Jair Anastácio (PT), que se recupera de uma cirurgia no rim, ficará afastado da Câmara de Vereadores por mais 30 dias, assim como ocorreu no mês de Abril. Ozair “Banha” da Silva segue na vaga.