BOEIRA PODE VOLTAR AO JOGO
O ex-deputado federal Jorge Boeira (Progressistas), que no passado sempre se esquivou quando o assunto era a possibilidade de ser prefeito de Araranguá, agora já passa a considerar esta possibilidade.
Ele que tinha projeto de voos maiores, tanto que levou seu domicilio eleitoral para Criciúma, está “reavaliando os cenários”.
Como o ambiente em Criciúma está bastante congestionado, com diversas lideranças se “acotovelando” por espaços, o retorno de Boeira para atuar em Araranguá, onde apoia a esposa, Angela Pascoali, na Industrial Pagé, começa a ser uma possibilidade real. Pelo que ele tem dito a pessoas mais próximas, não é de se estranhar o retorno do ex-deputado ao cenário político local.
O Partido Progressistas tem outros nomes, evidente, como Mariano Mazzuco Neto, Daniel Viriato Afonso e José Hilson Sasso, mas, a aprovação de Boeira em seu mandato, o deixa com cacife para, no mínimo, ser lembrado para manter o PP no poder em 2020.
É preciso considerar que a atual gestão de Mariano Mazzuco não tem “emocionado” nem mesmo filiados ao partido. O governo está truncado, passou 2 anos preocupado com os precatórios e com enxugamento da máquina. Agora, a burocracia para fazer as obras programadas passa a ser a principal adversária, uma corrida contra o tempo.
Jorge Boeira
UDN PODE SER SAÍDA
Depois da ‘fratura exposta’ causada pela disputa interna pelo comando do partido em Santa Catarina, uma movimentação no cenário nacional pode servir como um alento para lideranças do Partido Social Liberal (PSL) que estão descontentes com os rumos do governo de Carlos Moisés da Silva e de Daniela Reinehr, e para grupos suprapartidários criados para apoiar Jair Bolonaro (PSL), como o Direita Araranguá e o Direta Sombrio.
Trata-se da recriação da União Democrática Nacional (UDN), partido que foi fundado em 1945, e que fazia oposição ao então presidente Getúlio Vargas (PTB), em pleno Estado Novo.
Depois de 3 disputas de eleição presidencial (1945 – 50 – 55), acabou apoiando Jânio Quadros em 1960 e teve sua primeira vitória eleitoral. Em 1965, com 20 anos, a UDN foi extinta pelo Regime Militar que determinou pelo bipartidarismo.
Foram criadas duas correntes: a governista da Aliança Renovadora Nacional (Arena) e a oposicionista do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A maioria das lideranças da UDN foi para a Arena.
REFUNDAÇÃO DA UDN
Agora, 54 anos depois, eis que a UDN pode voltar ao cenário político. Os rumores de que a família Bolsonaro pode migrar do PSL para a UDN – caso vire realidade, podem fortalecer a nova sigla.
Além do mais, o episódio da demissão do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gustavo Bebianno, do governo Bolsonaro, deu mostras que o PSL não é um partido fácil de controlar. E os Bolsonaro não parecem querer dever favores ao partido.
Outra frente que se forma é a do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), do vice-presidente Hamilton Mourão, que tem projeto de se instalar em Araranguá e região.
FAZ-DE-CONTA DO PSL
Todas as Comissões Provisórias do PSL encerraram seu mandato em 30/12/2018, portanto, o acordo que manteve Lucas Esmeraldino (PSL) no comando do PSL até junho deste ano é pró-forme.
Isto porque, de fato, o acordo selado deixou com poder os deputados estaduais e federais, em especial Daniel Freitas (no Sul), Caroline de Toni (no Oeste) e Coronel Armando (no litoral norte). A nova Executiva sai depois de junho.
PENSAMENTO MACRO
Dia 11 de março o prefeito de Maracajá, Arlindo “Lale” Rocha (PSD), reúne a imprensa regional na sede da Amesc. O presidente da entidade irá apresentar o plano de trabalho para o ano de duração de seu mandato.
O foco será nas questões macro, ou seja, atuação em conjunto para fortalecer a região do Vale do Araranguá.
Depois, a imprensa é convidada a ir em uma caravana até a Serra da Rocinha, BR-285, para ver o andamento das obras.
Arlindo Rocha
OAB ARARANGUÁ TOMA POSSE
Em solenidade será realizada às 11 horas, no Auditório Plínio Linhares, no Center Shopping Araranguá, a nova diretoria da OAB/Subseção Araranguá, tomará posse na próxima quinta-feira (21).
Na mesma ocasião, o Conselho eleito da Subseção de Araranguá será empossado e diplomados os delegados da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC) da gestão 2019-2021.
O advogado Laércio Machado Júnior foi reconduzido e segue como presidente da OAB/Subseção Araranguá. Ficará à frente da instituição de 2019 a 2021, com Paula Cristhina Boeira Mendes de vice-presidente.
Marcus Anselmo Costa Pizzolo será o secretário-geral; Jeferson da Costa Dannus, o secretário-adjunto e Lane Karina Cardoso Ramos Silveira, a tesoureira.
Laércio Machado Júnior
MELEIRO FECHADO COM NEI
O prefeito de Meleiro, Eder Mattos (PSB), tem sido um dos principais apoiadores da candidatura do ex-prefeito Jonnei Zanette (Progressistas) a presidente da Cersul.
PRIORIDADES DO FÓRUM PARA 2019
O Fórum Parlamentar Catarinense, em reunião na noite de quarta-feira (13), definiu uma pauta de atuação para assegurar mais recursos para o Estado. Os 16 deputados e três senadores decidiram as demandas prioritárias para esta Legislatura, em especial as obras de infraestrutura e logística.
Os parlamentares decidiram que darão prioridade à recuperação das BRs-282 e 470 e a continuidade das obras do Contorno da Grande Florianópolis, que não deve ficar pronta antes de 2022.
Segundo a parlamentar, o estado avançou muito na área da saúde nos últimos anos, mas ainda há muito a ser feito em relação à habilitação de serviços para a Secretaria Estadual, secretarias municipais e aos hospitais filantrópicos. A deputada informou que a bancada vai reforçar a luta pelo reconhecimento da parte do governo federal dos serviços que são prestados pelo estado acima dos recursos que são repassados pelo Ministério da Saúde para Santa Catarina.
Os outros assuntos debatidos foram a retoma das taxas cobradas sobre a importação do leite em pó, a demarcação do Parque Nacional de São Joaquim e o monitoramento de quatro barragens de Santa Catarina.