Search

PIB de Santa Catarina encolheu 1,69% em 2020, indica BC

A atividade econômica de Santa Catarina teve uma retração de 1,69% em 2020, segundo dados do Banco Central (BC) divulgados nesta quinta-feira (18). A queda aconteceu principalmente por causa dos meses de maiores restrições da pandemia – março, abril e maio -, que puxaram o índice para baixo. Apesar disso, a economia catarinense encerrou o ano com perspectivas de crescimento.

No primeiro semestre, a retração foi mais importante. A atividade econômica dos seis primeiros meses de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019, recuou -4,89%. Já no segundo semestre, com a economia turbinada pelo pagamento do auxílio emergencial e retomada de diversos setores, a atividade econômica do Estado fechou com alta de +1,45%.

O bom momento vivido no segundo semestre é exemplificado pelo desempenho de dezembro. Na comparação de 2020 com 2019, o Estado registrou um Índice de Atividade Econômica Regional do Estado (IBCR-SC), que é considerado uma prévia do PIB, 3,4% superior para este mês. Apesar da alta importante, o indicador caiu na passagem de novembro para dezembro e de outubro para novembro. A redução do auxílio emergencial é um dos motivos apontados.