Search

SC registra alta de 3,7% no setor de serviços, diz IBGE

Santa Catarina registrou um crescimento de 3,7% no setor de serviços em setembro em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (12). O índice mostra uma recuperação do setor após a queda histórica durante a pandemia de Covid-19.

A alta no mês é puxada pelos serviços profissionais, administrativos e complementares (+25,8%), outros serviços (+8,5%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (+5,7%).

Por outro lado, os serviços prestados às famílias (-22,9%) e os serviços de informação e comunicação (-0,7%) ainda têm desempenho de queda. 

Em 2020, o setor acumula retração de -6,6%. Os serviços foram um dos segmentos que mais sofreu com a paralisação, já que envolve eventos e restaurantes, por exemplo, e indica uma recuperação mais lenta. O comércio e a indústria, contudo, já estão positivos no ano.

Mesmo assim, Santa Catarina está acima da média nacional. Enquanto o Estado cresceu 3,7% no mês, o país registra recuo de -7,2%.