Search

Pacientes da UTI do Hospital Regional transferidos para Amrec: medida é uma preparação para ser referência de coronavírus

A medida atende a determinação do Governo do Estado, que escalou o HRA como um dos hospitais de referência para atendimento a pacientes com suspeita de ter infecção pelo coronavírus. Os dez leitos da UTI passam a servir com exclusividade aos suspeitos da patologia da Covid-19

Araranguá

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) foi acionado para transferir até esta quinta-feira (2), os cinco pacientes clínicos que estavam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Eles foram direcionados para dois hospitais da região carbonífera. Quatro foram direcionados para o Hospital São José, de Criciúma, e um para o Hospital São Donato, de Içara.  

Com isto, o atendimento passa a ser exclusivo aos pacientes com os sintomas típicos de infecção pelo coronavírus.

De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, os pacientes que chegarem ao Regional com sintomas de resfriado ou gripe, já serão considerados suspeitos.

Caso os sintomas sejam mais contundentes, o paciente será colocado em isolamento. E, ainda se estiver com dificuldades respiratórias agudas, o procedimento será a intubação. Por isto, a necessidade de ter os leitos de UTI liberados, para receber pacientes com estado de saúde agravado.

 

A estrutura atual

 

O Hospital tem no momento, oito (8) pacientes respiratórios, ou seja, com suspeitas de estarem infectados pela Covid-19.

A meta do HRA é de chegar a 30 leitos preparados durante o mês para atender como Unidade de Terapia Intensiva, 10 leitos de UTI e 20 leitos clínicos de isolantes.

O Regional conta hoje com 22 respiradores artificiais (ventiladores). São 10 na UTI, 2 de back up (reserva para UTI), 6 no Pronto Atendimento (na chamada sala vermelha), e 4 que chegaram do Governo do Estado. No entanto, estes aparelhos não vieram em funcionamento, terão que passar por reparos. Dependem da logística atual para consertos, que não dá para prever prazos de entrega.

Para chegar a esta meta, serão necessárias as devidas adaptações. É preciso, entre outas coisas, preparar a rede de gases, o sistema de ar condicionado, as camas, monitores, entre outros equipamentos.

Para chegar aos 30 leitos, serão adaptados 7 quartos da área de infectologia e 13 quartos da clínica médica, além dos 10 existentes da UTI.   

Para finalizar

  • Um problemas enfrentados é a falta de EPI (Equipamentos de Proteção Individual). O custo das máscaras N-95, que custavam menos de R$ 5,00 cada, hoje estão cotadas até a R$ 40,00 a unidade;
  • O HRA, assim como a maioria dos hospitais não tem testes/exames suficientes para fazer nos pacientes;
  • Os casos de pacientes suspeitos apresentados pela Secretaria de Saúde de Araranguá são de pacientes com sintomas de coronavírus que deram entrada pelo Hospital Bom Pastor. São 18 pacientes suspeitos e outros 8 casos testados e descartados.