Search

SC muda regras para o ingresso de bovinos e búfalos

Após uma decisão de que outros estados brasileiros buscarão o certificado de área livre da doença sem vacinação, Santa Catarina está fazendo adequações na legislação e mudando algumas regras para o ingresso de bovinos e búfalos vindos de áreas livres de febre aftosa sem vacinação.

A entrada de bovinos e búfalos vindos de áreas livres de febre aftosa sem vacinação será permitida, mas é exigido que seja oferecida a identificação individual oficial de cada animal para comprovação de origem. Porém, fica proibida a entrada de bovinos imunizados com B19 contra brucelose.

“O grande objetivo dessa lei é proteger o rebanho de Santa Catarina. Nós já temos um controle grande de toda movimentação no estado e é proibida a entrada de animais vacinados de outros estados. À medida que outros estados forem retirando a vacinação contra aftosa e após o reconhecimento da OIE será permitida a entrada de bovinos e búfalos em Santa Catarina desde que sejam respeitadas as nossas exigências”, comenta o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa.

Santa Catarina é o único estado livre de febre aftosa sem vacinação, e para manter o status, o estado conta hoje com 299 médicos veterinários do setor público e privado atuando na defesa agropecuária em todo o território, além de 428 auxiliares agropecuários cuidando das 63 barreiras sanitárias.