Search

ENFIM, O CATULO; MORRO GRANDE E O PLANO CHINA; REFORMA DO MOISÉS; E OUTROS PITACOS

SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO INAUGURA CATULO

O deputado José Milton Scheffer (Progressistas) teria conversado o governador Carlos Moisés (PSL) depois da agenda que cumpriu dia 14 de novembro no Sul do Estado, sobre a inauguração da Escola Catulo da Paixão Cearense, em Sombrio.

Na manhã desta quinta-feira (29), o secretário da Educação, Natalino Uggioni, confirmou a vinda ao município nesta sexta-feira (29), 13h30min, para inaugurar as obras na escola.

Zé Milton foi um dos mais insistentes na gestão Colombo/Moreira para liberar recursos para as obras. Foram investidos R$ 3.547.189,42 e a escola atende a 527 alunos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

 José Milton e Natalino Uggioni

PLANO CHINA

Segue a expectativa da vinda de um grupo chinês para reabrir a unidade de abate em Morro Grande, fechada após o fechamento da planta da JBS (Grupo J&F). Especula-se que a planta pode gerar pelo menos 3 mil empregos.

“Estamos trabalhando para isto (atender os chineses). As tratativas estão bem adiantadas. As possibilidades são grandes de isto acontecer. Já estamos trabalhando na parte burocrática […]. Entre os investidores e o município já está tudo certo”, conta o prefeito Valdo Rocha (PSD).

 Valdo Rocha

 

CENÁRIOS PROVÁVEIS – A população irá começar a avaliar a partir de março do próximo ano o perfil dos candidatos que querem para o comando da cidade de Araranguá no quadriênio 2021-2024. Qual projeto irá ser escolhido? Dos nomes até aqui apresentados, três nomes apresentados, em tese, devem ser oposição ao prefeito Mariano Mazzuco Neto: Primo, Ricardo Ghellere e César Cesa. No entanto, a identificação do eleitorado de 3 deles, como mostram pesquisas de consumo interno dos partidos, é com o campo de centro-direita – do PP, PL e PSL. Já o candidato do MDB, Césa, tem identificação com o campo mais progressista, de Centro para a esquerda. Como o eleitorado hoje está pré-disposto a fazer o discurso direita x esquerda, a tendência é que haja 3 candidaturas da direita, PP – PL – PSL, e 1 da esquerda com MDB e PT.

 __________________________

NOMES DO PP – O prefeito de Araranguá, Mariano Mazzuco Neto, nasceu em Araranguá dia 28/11/1950, ou seja, completou 69 anos de idade. Ele irá completar 70 anos após as eleições no ano que vem, que acontecem dia 4/10/2020.

O outro nome do partido, vereador Daniel Viriato Afonso, é natural de Araranguá, nasceu em 03/06/1966, está com 53 anos. 

O terceiro nome lembrado para a disputa de 2020, em Araranguá, é José Hilson Sasso, natural de Meleiro, de 07/02/1962, está com 57 anos.

 

NOME DO PL – O vice-prefeito de Araranguá, Primo Menegalli Junior, que já se apresenta como pré-candidato, nasceu em Araranguá no dia 01/11/1983, completou 36 anos de idade.

 

NOME DO PSL – Ricardo Ghellere, pré-candidato a prefeito pelo partido a pedido do governador Carlos Moisés da Silva, também nasceu em Timbé do Sul no dia 11/02/1976, está com 43 anos. 

 

NOME DO MDB – O principal nome do MDB para disputa a prefeito em 2020 é César Antônio Cesa, que nasceu em Timbé do Sul, mas está radicado em Araranguá, nasceu em 16/02/1953, está com 66 anos.

 __________________________

NOVO NINHO

Há uma tendência de que Geovania de Sá seja a primeira mulher a presidir o PSDB catarinense, no espaço que vagou com a morte do ex-deputado Marco Tebaldi.

A decisão acontece sábado (30), em uma reunião extraordinária, 14 horas, no Plenarinho da Alesc, e não deve ter disputa.

 Geovania de Sá

PLUMAS E EGOS

Se conseguir se manter com candidatura única, terá pelo menos dois desafios;

1) Mesmo como aliada do prefeito Clésio Salvaro, terá que ajustar o partido para receber Gelson Merísio, que veio do PSD depois de ter sido derrotado por Moisés em 2018;

2) Recuperar a força dos tucanos depois da derrota de 2018, quando cedeu Napoleão Bernardes de vice do MDB de Mauro Mariani, vice que deixou o PSDB pelo PSD;

 

 __________________________

QUEREM REFORMA?

Começa um debate na Assembleia Legislativa sobre uma nova Reforma da Previdência de Santa Catarina, que no governo de Raimundo Colombo (PSD) já havia passado o desconto de 11% para 14%. O governador Carlos Moisés (PSL) fez o anúncio ontem nas redes sociais.

 Carlos Moisés (PSL)

 __________________________