Search

Corte das casuarinas no Morro dos Conventos

Casuarina

Nesta semana, um assunto repercutiu nas redes sociais e chamou bastante atenção da população de Araranguá. Que foi em relação ao corte das árvores casuarinas, que ficavam localizadas nas dunas à beira mar do Morro dos Conventos.  

Com isso, a equipe da Post esteve na FAMA (Fundação Ambiental do Município de Araranguá) para esclarecer o real motivo destes cortes.

Casuarina
Casuarina

Segundo o biólogo da FAMA, João Rosado, os cortes foram feitos por recomendação do Ministério Público Federal (MPF). Dado o fato, de que a casuarina, impede o crescimento de outras plantas, ”A recomendação se deu pelo fato das casuarinas não fazerem parte deste ecossistema. Uma das características delas, é soltar as acículas (folhas) que acabam impedindo o crescimento da vegetação nativa’’, revela João.

Ainda de acordo com o biólogo, as casuarinas são tratadas como um contaminante biológico. ‘’Ela não se resume a se estabelecer só nos locais em que foi plantada, ela acaba ocupando outros lugares. E a ideia de fazer o corte é exatamente relacionado a isso’’, completa.

A casuarina, é nativa da Austrália, mas hoje ela pode ser encontrada em todo o mundo, mas principalmente nos litorais.