Search

ARTIGO: IFSC/Criciuma: Uma visão integradora

Em atenção à honraria a mim concedida pelo professor Lucas Dominguini, Diretor do IFSC/Criciúma, que nos convidou para uma visita àquele Campus, confesso que não me surpreendi pelo que lá vi, sim, sai muito impressionado pela visão moderna na condução das atividades pedagógicas ali implantadas, que passam desde a estrutura física disponibilizada e em execução, ao projeto de ensino e à formação profissional futurista, com foco no aproveitamento integral das potencialidades de seus 2,2 alunos ali matriculados. O centro do projeto pedagógico desenvolvido é colocar no mercado de trabalho mão de obra de singular excelência.

Pude verificar que a preocupação para além da boa formação profissional, pessoal, social e cultural é, também, criar possibilidades para que seus discentes possam integrar às suas comunidades e às empresas nelas instaladas, fazendo surgir um ciclo virtuoso, a partir dos valores que serão agregados, que refletirá no aumento dos índices de massa salarial e distribuição de renda, condições necessárias para a minoração do perverso fenômeno da desigualdade social.

Na oportunidade em que agradeço o professor Dominguini pela deferência, parabenizo toda a comunidade acadêmica do IFSC/Criciúma pela estratégia pedagógica adotada. Este é o caminho! Esta é a nossa vocação!

 

Guilherme May – Odontologista e Empresário de Araranguá