Search

Unesc representa congresso em Salvador

Profissionais da Universidade trocaram experiências no IV Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental

A Unesc esteve representada, de 19 a 23 de junho, no IV Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental, em Salvador, na Bahia. Fizeram parte das discussões propostas no evento, o assessor da diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Rafael Amaral, e a coordenadora da Residência em Saúde Mental da Universidade, Dipaula Minotto da Silva, acompanhados ainda de residentes da turma e de uma acadêmica do curso de Psicologia. Em 2019 o evento teve como temática o “Racismo, desigualdades e injustiças sociais”.

Na oportunidade Rafael pôde apresentar aos participantes o projeto Vivercom, que já parte para a terceira edição na Unesc. Além disso, a Universidade foi representada ainda pela residente Andressa da Silveira, que apresentou o trabalho” Avaliação de ansiedade, depressão e declínio cognitivo em cuidadores, do grupo Viver Bem com Alzheimer” e pela residente Gabriela Valerim, que fez a apresentação de sua pesquisa sobre mulheres em tratamento no CAPS AD.

Na visão de Dipaula, a participação dos docentes, residentes de saúde mental e de acadêmicos foi importante no sentido de verificar quais as principais pautas no cenário de saúde mental do país, levando em consideração que o fórum inclui as questões de direitos humanos precedendo as de saúde mental. “Ou seja, o foco é entender a saúde mental na perspectiva coletiva, e não apenas a partir de sintomas e oferta de tratamento de ao indivíduo que sofre, que sim, é muito importante, mas ampliando o escopo de discussões para o que gera sofrimento psíquico a partir das relações sociais”, salienta.

A principal bagagem trazida da Bahia, conforme a coordenadora, foi a troca com trabalhadores, estudantes, gestores, pesquisadores renomados e usuários de serviços de saúde mental do Brasil e da América Latina, que compartilharam suas experiências e mostraram que também coisas muito ricas na realidade do nosso país.