Skip to content

Santa Catarina bate recorde histórico e supera 8,5 milhões de passageiros aéreos em 2025

Movimento cresceu 5,6% em relação a 2024, com destaque para voos internacionais, que ultrapassaram 1,2 milhão de passageiros pela primeira vez

Os aeroportos de Santa Catarina encerraram 2025 com um novo recorde histórico na movimentação aérea. Ao todo, 8,5 milhões de passageiros embarcaram ou desembarcaram no estado ao longo do ano, somando voos domésticos e internacionais. O número representa um crescimento de 5,6% em comparação com 2024, segundo dados apurados pela Diretoria de Integração de Modais e Gerência de Aeroportos da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), junto aos operadores aeroportuários.

O principal destaque foi o movimento internacional, que pela primeira vez na história ultrapassou a marca de 1,2 milhão de passageiros, registrando um expressivo crescimento de 36,7% em relação ao ano anterior. Já o mercado doméstico contabilizou mais de 7,3 milhões de passageiros, consolidando Santa Catarina como um dos estados com maior dinamismo aéreo do país.

O governador Jorginho Mello destacou que os resultados refletem os investimentos em infraestrutura, segurança e desenvolvimento econômico. “Temos praias, montanhas, cultura e um povo acolhedor. Somos o estado mais seguro do país e temos uma economia dinâmica, que atrai novos negócios e eventos. O resultado é esse: mais um ano com recorde de passageiros”, afirmou.

De acordo com o secretário da SPAF, Beto Martins, o desempenho catarinense é comparável aos principais mercados aéreos do mundo. “Santa Catarina registra um índice de 1,04 passageiros por habitante, enquanto a média brasileira é de 0,6. Temos números semelhantes aos do Chile e superiores aos da América Latina, Caribe e até da China. É um resultado notável, fruto do trabalho das concessionárias com apoio do poder público”, ressaltou.

O Aeroporto Internacional de Florianópolis segue como o mais movimentado do estado, tanto no mercado doméstico quanto no internacional, ocupando a terceira posição no Brasil em voos internacionais. Em 2025, o terminal da Capital registrou mais de 5 milhões de passageiros, sendo 1,2 milhão internacionais e 3,7 milhões domésticos.

Os demais aeroportos catarinenses também contribuíram para o crescimento. O Aeroporto de Navegantes movimentou 2,2 milhões de passageiros, seguido por Chapecó com 647,9 mil, Joinville com 528,2 mil, Jaguaruna com 108,9 mil e Correia Pinto com 7,3 mil passageiros.

Os dados absolutos e finais sobre a movimentação aeroportuária de Santa Catarina e do Brasil ainda serão oficialmente divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) nas próximas semanas.

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top