Skip to content

ASSIMA garante PCCS e avança na valorização da carreira ambiental

Após quase uma década de mobilização, servidores do IMA conquistam Plano de Cargos e iniciam etapa de fortalecimento institucional para 2026

O ano de 2025 entrou para a história da Associação dos Servidores do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (ASSIMA). Em um período simbólico, marcado pelos 50 anos do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC), a entidade alcançou uma de suas maiores conquistas: a aprovação e sanção do Plano de Cargos, Carreira e Subsídio (PCCS), por meio do Projeto de Lei nº 879/2025, aprovado pela Assembleia Legislativa (ALESC) e sancionado pelo Governo do Estado. A vitória encerra uma luta iniciada em 2017 pelos servidores do órgão ambiental.

Com o PCCS assegurado, a ASSIMA passa a projetar um novo momento a partir de 2026, voltado à implementação das ações previstas no Plano Estratégico de Carreira (PEC) e ao fortalecimento da progressão profissional dos servidores. Para o presidente da entidade, Bruno Sodré, o ciclo encerrado foi intenso e decisivo. “Talvez este tenha sido o ano mais desafiador de todos. Durante muito tempo, a associação teve praticamente uma pauta única: a conquista do PCCS. Agora, com esse objetivo alcançado, abrem-se novas oportunidades para pensar em outras agendas e no fortalecimento da própria ASSIMA”, avalia.

Mobilização em todo o estado

A conquista do PCCS foi resultado de um amplo processo de mobilização. Ao longo de 2025, a diretoria da ASSIMA percorreu mais de 3 mil quilômetros, visitando as 16 coordenadorias regionais do IMA, por meio da ação “ASSIMA na Estrada”, com o objetivo de apresentar o PEC e engajar os servidores em todas as regiões do estado.

Paralelamente, a entidade intensificou o diálogo institucional, cumprindo agendas com autoridades e entidades representativas, como FIESC, FAESC, FACISC e SINTESPE, fortalecendo o apoio político e social à pauta da carreira ambiental.

Seminário define diretrizes estratégicas

Um dos marcos do planejamento estratégico foi a realização do 1º Seminário Carreira Pública e Meio Ambiente, em Florianópolis, reunindo profissionais de diversas regiões catarinenses. O evento consolidou a definição da missão, visão e valores da ASSIMA, além de promover reflexões sobre os 50 anos do IMA, o futuro da carreira ambiental e os desafios do serviço público na área ambiental.

A partir desse processo participativo, a associação definiu metas para os próximos anos, como a modernização da estrutura física do órgão, o incentivo à especialização profissional e o fortalecimento das condições de trabalho dos servidores.

Atuação internacional e novos desafios

Em busca de atualização técnica e alinhamento com as agendas globais, a ASSIMA também marcou presença na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Representada por Bruno Sodré, a entidade participou de painéis e debates sobre fiscalização ambiental, transição justa, valorização dos profissionais do setor, impactos da Reforma Administrativa e políticas de proteção ambiental, trazendo subsídios para a realidade catarinense.

Nova diretoria assume em 2026

O ano foi encerrado com a realização da Assembleia Geral da ASSIMA, que elegeu Luis Fernando de Souza Borges como novo presidente da entidade para o biênio 2026–2027. O atual presidente, Bruno Sodré, passa a integrar o Conselho Deliberativo.

Borges assume com a missão de consolidar os avanços do PEC, ampliar o diálogo com a sociedade civil e seguir na defesa da valorização dos servidores ambientais. “Entramos em uma nova etapa do fortalecimento da carreira. Nosso foco agora é qualificação continuada, melhores condições de trabalho e fortalecimento institucional. A valorização remuneratória permanece como pauta permanente, integrada a uma agenda mais ampla de defesa da carreira e do papel estratégico do órgão ambiental”, destaca.

Sobre a ASSIMA

Fundada em 1978, a ASSIMA surgiu três anos após a criação do então órgão ambiental catarinense, à época denominado FATMA, hoje IMA-SC. Entidade sem fins lucrativos, a associação atua de forma autônoma na defesa e consolidação da atuação profissional dos servidores, contribuindo para o cumprimento da missão institucional de conservação e preservação do meio ambiente em Santa Catarina.

Colaboração: Monique Amboni

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top