Skip to content

Como o governador mexeu no xadrez político de SC

O governador Jorginho Mello (PL) fez a grande aposta neste começo de montagem do xadrez eleitoral de 2026. E foi a partir dela que começaram as próximas jogadas. A indicação do prefeito de Joinville, Adriano Silva (Partido Novo) – que tinha o PL como adversário na Câmara joinvilense – para compor de vice em sua chapa, movimentou o tabuleiro político de Santa Catarina. E ele veio a partir do anúncio de que Flávio Bolsonaro (PL) será o nome do partido como candidato a presidente. Isso fez com que o nome de Romeu Zema (Novo) também ficasse cotado para ser vice na chapa (possibilidade real). No plano nacional, fora da disputa a presidente, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) segue como nome para buscar a reeleição em São Paulo.

O PSD, que tinha Ratinho Júnior e Eduardo Leite (RS) como pré-candidatos a presidente, trouxe o governador Ronaldo Caiado (GO) – que saiu do União Brasil, para buscar a vaga. E isso deve de fato consolidar a candidatura de João Rodrigues (PSD) como candidato a governador para ter este palanque para o candidato nacional.

O MDB, por sua vez, no plano nacional, pode estar na chapa do presidente Lula (PT) à reeleição numa operação semelhante ao segundo mandato do presidente, quando o então vice, José de Alencar, migrou do PL para o MDB. Em 2026, Geraldo Alckmin (PSB) pode repetir o gesto, ou então concorrer a governador de São Paulo e abrir espaço para que outro nome do MDB seja vice, como Simone Tebet (MT).

 

AÇÃO E REAÇÃO

O fato é que o governador Jorginho Mello (PL) fez pesquisas, ouviu vozes do campo bolsonarista, e pensou em ficar mais à direita. O preço a pagar foi ter que voltar atrás da palavra empenhada em evento público do MDB catarinense, de que o partido iria compor a chapa majoritária. E o nome mais forte para este desafio era o de seu secretário de Agricultura, Carlos Chiodini, que não teve outra alternativa senão a de reunir o partido para decidir o novo caminho. O MDB decidiu que se afasta do governo, que busca um novo projeto. Pode ser candidatura própria ou aliada a outros partidos.

E isso fez com que João Rodrigues (PSD) também tivesse que voltar atrás de sua palavra. “Em minha chapa o MDB não participa”, disse em 2025 ao analisar que o MDB nacional poderia fechar com Lula e esquerda.

 

PRAZO: LOGO APÓS O CARNAVAL

A decisão do MDB foi na segunda-feira (28) e já na terça-feira (29) já produziu o primeiro desdobramento. Uma reunião aconteceu na sede do União Brasil, na capital catarinense, com lideranças do PSD (João Rodrigues, Júlio Garcia e Eron Giordani); do MDB (Carlos Chiodini e Valdir Cobalchini); do União Brasil (Fábio Schiochet) e do PP (Leodegar Tiscoski e Amaro Lúcio da Silva – chefe de gabinete do senador Amin, que estava na China).

A União Progressista tem um mantra: a prioridade é ter Amin (PP) na vaga ao Senado. Se não sair um vídeo do governador – assim como o de Adriano (Novo), anunciando o senador do PP na composição de Jorginho Mello (PL) até dia 20/02, logo após o Carnaval, a federação União Progressista poderá seguir outro caminho, e cuidar da eleição proporcional. Schiochet trabalha para eleger 3 federais (hoje só tem 1 do União) e 8 estaduais (hoje tem 3 do União e 3 do PP). Neste cenário, a União Progressista pode estar numa chapa PSD, MDB, PP/União, que ainda teria uma segunda vaga para Senado, que pode ser usada para atrair o PSDB de Marcos Vieira. Do sul, Volnei Weber quer ser o suplente em uma das vagas.

Schiochet aconselhou Chiodini – seu vizinho de porta em Jaraguá do Sul-, a manter seu nome a governador até que saia a definição de aliança.

Ou seja, tudo depende agora do governador, que tem que mover as peças do xadrez antes da janela de troca de partido, que acontece até dia 4 de Abril.

Como ficará a chapa ao Senado? Carlos Bolsonaro (PL) e Carol de Toni (PL), ou Carlos e Amin (PP)?. Esta definição praticamente sacramenta quem o governador escolhe de aliados e como adversários em 2026.

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top