Search

Governador Jorginho Mello prestigia posse da nova diretoria da Acafe e reforça parceria com universidades comunitárias

O governador Jorginho Mello participou nesta segunda-feira (20) da posse da nova diretoria da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). A cerimônia marcou a transição de comando da entidade, que agora passa a ser presidida pela reitora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Márcia Sardá Espíndola, e terá como vice o reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Ricardo de Marco.

Durante o evento, realizado em Florianópolis, o governador destacou a relevância da Acafe para o desenvolvimento educacional e social de Santa Catarina. “A Acafe é uma associação importante e teve — e continuará tendo — um papel fundamental na educação superior catarinense, pela qualidade dos seus quadros e pela articulação que realiza, especialmente no Programa Universidade Gratuita. Vim aqui para reafirmar que sou parceiro dessa instituição”, afirmou Jorginho Mello.

A nova presidente, Márcia Sardá Espíndola, assumiu o cargo no lugar da atual secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, que esteve à frente da entidade até o momento. “A Acafe é uma construção coletiva, feita ao longo de décadas por muitas mãos. É uma história marcada pelo compromisso com o desenvolvimento social e econômico do estado, em sintonia com as políticas públicas. O Programa Universidade Gratuita é um exemplo claro dessa parceria com o Governo”, destacou a nova presidente.

O evento também contou com o lançamento do livro 50 Anos da Acafe, que registra a trajetória da instituição desde sua fundação em 1974, e com a entrega de uma placa comemorativa ao governador, à secretária de Estado da Educação e à Assembleia Legislativa, em reconhecimento ao apoio ao programa Universidade Gratuita.

Márcia ainda ressaltou a importância da parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). “Temos uma relação muito produtiva com a Fapesc, que tem ampliado os editais de fomento à pesquisa, bolsas e modernização de laboratórios. É um governo que realmente tem sido parceiro das universidades comunitárias”, completou.

Criada em 2 de maio de 1974, a Acafe reúne 14 instituições de ensino superior comunitárias presentes em mais de 50 cidades catarinenses, com mais de 140 mil estudantes matriculados em cursos de graduação e pós-graduação.