Search

ARARANGUÁ: DPCAMI CUMPRE PRISÃO DE VENEZUELANO POR DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA

A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Araranguá cumpriu, na tarde desta segunda-feira, 20 de outubro de 2025, um mandado de prisão preventiva contra um cidadão venezuelano, que descumpriu reiteradas vezes a ordem judicial de manter-se afastado da ex-companheira, determinada com base na Lei Maria da Penha.

O mandado foi expedido pelo Juízo da 1ª Vara Criminal de Araranguá, após representação da delegada titular da DPCAMI, com manifestação favorável do Ministério Público.

O homem, que já estava ciente das Medidas Protetivas desde o final de setembro, havia sido preso em flagrante no último dia 8 de outubro, mas voltou a perseguir e ameaçar a vítima após ser colocado em liberdade. A reincidência motivou o novo pedido de prisão preventiva.

Ele foi capturado no bairro Vila São José por policiais civis da DPCAMI e encaminhado ao Presídio Regional de Araranguá, onde permanece à disposição da Justiça.

📊 Casos em crescimento
Até esta data, Araranguá registra 88 boletins de ocorrência de descumprimento de medida protetiva, crime previsto no artigo 24-A da Lei Maria da Penha.
O número de pedidos de medidas protetivas também segue em alta: já são 641 solicitações em 2025, ultrapassando o total de 601 pedidos registrados em todo o ano de 2024.

Os dados incluem registros feitos na DPCAMI, no CPP e na Delegacia Virtual, evidenciando o aumento da busca por proteção e o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica no município.