No programa Post Notícias desta quarta-feira, 10/09, a secretária de Saúde de Araranguá, Daiane Biff, foi a convidada para falar sobre a campanha Setembro Amarelo, focada na promoção da saúde mental e da vida.
Daiane Biff explicou que a Secretaria de Saúde de Araranguá adere anualmente à campanha do Setembro Amarelo, mas com a ênfase na promoção da vida e não apenas na prevenção do suicídio. A secretária destacou que a saúde mental é fundamental para o bem-estar geral e ressaltou que a pasta oferece serviços e atividades contínuas, que são intensificadas durante este mês para maior divulgação.
A campanha municipal tem como carro-chefe a Corrida pela Vida, que busca incentivar o movimento e o esporte como ferramentas de bem-estar. As inscrições para o evento, que será realizado no dia 27 de setembro, já estão abertas. Além disso, a prefeitura programou um Sarau de Mulheres para a noite de quinta-feira, 11/09, no Centro Multiuso, com música, palestras e rodas de conversa.
A secretária também detalhou os serviços de saúde mental disponíveis o ano inteiro para a população de Araranguá. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) funciona como uma “porta aberta”, sem necessidade de encaminhamento prévio, e conta com uma equipe multidisciplinar completa, incluindo psicólogos, psiquiatras, terapeutas, enfermeiros e assistentes sociais. Daiane Biff reforçou que a equipe está preparada para acolher pessoas com sofrimento mental e dar o encaminhamento adequado, seja para terapia individual, grupos de apoio como o Pulsar e o Dona de Mim, ou até mesmo o tratamento medicamentoso, se necessário. Ela incentivou que a população procure as unidades de saúde, que são a primeira porta de entrada para o atendimento.
Por fim, a secretária de Saúde salientou a importância de falar sobre o assunto, pois quanto mais se discute a saúde mental, mais as pessoas se sentem encorajadas a buscar ajuda. Ela citou sua própria experiência com a ansiedade, que foi tratada com atividade física, reforçando que o movimento pode ser uma alternativa à medicalização.
Entrevista completa no link: https://youtube.com/live/-MrgWq1PqY0?feature=share